Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

BarCamp em OitoPassos

Para quem não conhece, o BarCamp é um modelo de 'desconferência'. Pode ser organizado por qualquer um, em qualquer lugar, sobre qualquer tema. Esse BarCamp realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 foi especificamente sobre tecnologia.

Fui convidado para dar uma palhinha sobre o BarCamp SP aqui para a PapodeHomem e cá estou. A idéia é apenas juntar um monte de gente interessada num mesmo tema específico, de um jeito bem informal. Pé na mesa e gente coçando o umbigo não foge em nada ao padrão.

O pessoal que se reuniu está interessado em assuntos como Web 2.0, Second Life, Jornalismo participativo, etc. O primeiro dia do BarCamp aconteceu na Av. Paulista, mais especificamente na Faculdade Cásper Líbero. Com wi-fi, foi um show de tecnologia móvel pra cima e pra baixo.

Figurinhas carimbadas da internet brasileira estavam por lá e isso foi uma das coisas mais bacanas por aqui. Eu aliás, estou falando ao vivo do evento, enquanto o pessoal do meu lado discute um monte de assuntos.

Combustível

Vários tópicos já foram colocados na mesa, sempre ao lado de uma Skol gelada. Para organizar as discussões é bem simples. Coloque seu tema no painel, a sala que você vai estar e o horário. Pronto, quem estiver interessado que vá até lá.

Primeiro dia: a discussão mais movimentada foi sobre web 2.0.

No entanto, não foi muito produtiva. Discutimos muito o conceito de Web 2.0, se existe ou não, se o nome deveria ser esse ou se deveria ser 'web super legal' e outras bobagens. Pra mim, chame do jeito que quiser, mas ninguém pode negar que existe uma evolução da internet. Se quiser chamar de Web 2.0 chame, se quiser chamar só de evolução, a la vontê! (estou treinando meu francês).

OLPC

Eu quero um nesse Natal, mamãe!

Tivemos contato com o famoso projeto OLPC, One Laptop Per Child. Um dos professores da Cásper Líbero estava presente com um protótipo do laptop. Não sei não, mas se esse laptop for distribuído somente para crianças da rede de ensino, vou ter que arranjar um jeito de voltar pra quarta série. O laptop é bem infantil mesmo - o que não me incomoda - , nas cores verde e branca. Quando fechado parece uma lancheira. Logo à primeira vista, percebi uma coisa que ainda precisa ser melhorada: as anteninhas verdes. Quantos dias você acha que vão durar essas antenas nas mãos de uma criança?

A discussão em torno do OLPC foi mais centrada em educação do que na tecnologia propriamente dita. Afinal, não adianta você fazer um laptop de $100,00, fantástico, com diversas ferramentas e descobrir que a criança só vai usar aquilo para entrar no MSN ou bater na cabeça do amigo.

Gafanhoto

Casa do Cazé

O Gafanhoto é um espaço cultural, mantido pelo Casé, aquele mesmo da MTV. É um espaço muito legal, de bom gosto, com projetores, cadeiras bonitinhas e um algo mais.

Vieram menos pessoas, mas as conversas renderam mais.

No final das contas, a discussão mais movimentada de todo o BarCamp foi o próprio BarCamp. O André Avorio, organizador do evento, teve a idéia de construir uma ferramenta web para poder ajudar outras pessoas que queiram repetir o evento. Acontece que o BarCamp, ao contrário da impressão que deixou, não é somente sobre tecnologia. Esse BarCamp SP foi sim sobre isso, mas poderia ter sido sobre moda, publicidade, piadas infames ou até mesmo Big Brother, Deus me livre. Basicamente, qualquer pessoa pode fazer um BarCamp, seguindo um modelinho e uma filosofia pré-montados.

A ferramenta iria 'taguear' os interesses do Barcampeiros e ‘rankeá-los’ (cada palavra que a gente inventa o Guimarães Rosa se contorce no túmulo), assim eu poderia por nas tags todos os assuntos de meu interesse e quando alguém organizasse um BarCamp sobre o BBB... não iria com certeza.

Ahn? Mulheres atraentes conversando sobre tecnologia... muito estranho... será um holograma?

Hoje ainda, aguardem a segunda parte da cobertura do BarCamp SP, com um pouco de Consumidor 2.0, Start-Ups e pensamentos finais. Agradecimento especial aos autores das fotos, dentre eles Cardoso, Tiago Dória e mais um monte que postaram suas imagens no Flickr.

Gabriel Tonobohn é autor convidado da PapodeHomem, dono do blog OitoPassos e escreveu esse texto diretamente do Barcamp usando conexão Wi-Fi. Longue vie à technologie.


publicado em 26 de Março de 2007, 09:09
9e9a7ed73ed129fa397ba20b8f037119?s=130

Gabriel Tonobohn

Gabriel Tonobohn ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura