Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Belgas, alemãs, inglesas, brasileiras: As 45 cervejas mais icônicas do mundo

Uma lista com as cervejas que mais marcaram o mundo com seus nomes e sabores

Existe referência para quase tudo no mundo. A cerveja tem uma lista infinita, ao que parece. Com a fabricação da bebida espalhada pelo mundo todo, temos diversas Escolas Cervejeiras que dão a base para brassar hoje em dia. Mais do que isso, temos as receitas clássicas e as marcas que se tornaram ao longo de suas vidas, indispensáveis em uma lista e são copiadas no planeta inteiro, nas panelas grandes ou pequenas e caseiras.

Pensei que seria fácil escolher  algo como 10 cervejas com este perfil: atual, histórica, viva, lenda, na ponta da língua, bem ranqueada ou símbolo de um povo e sua época.

 Hildegard Von Bingen, uma santa cervejeira

Fui anotando e quando vi a lista estava gigante.

Era preciso fazer cortes drásticos e para isso pedi ajuda para a voz da experiência: meus amigos de Facebook. A lista cresceu em questão de horas e ficou muito maior do que a minha inicial. Mas a ideia de ter muitos nomes me agrada, porque no fundo, precisamos de muitas pessoas diferentes para ter um bom inventário. Para quem gosta de listas e rankings, o RateBeer, BeerAdvocate e o Untappd são opções para passar horas.

As maiores quantidades de nomes surgiram da Bélgica. Não à toa, pois eles são pioneiros nas cervejas complexas, aromáticas e encantadoras. Essa escola cervejeira faz em panelas mais antigas que os livros de história, um líquido que também é sagrado, com muitas cervejas feitas em abadias por padres ou sob a supervisão deles. Em pequenos castelos antigos, os belgas estão a fermentar suas icônicas leveduras, seres idiossincráticos que lá habitam.

As cervejas alemãs e da região ali como a República Tcheca, estão na lista com as famosas cervejas de trigo e as lagers mais famosas do mundo. Como escrever e não colocar nomes tão importantes e lugares que marcam o início da vida comercial do setor cervejeiro? Os ingleses estão também no topo desta montanha, fabricaram em primeira mão, estilos copiados na casa de todos os homebrews do país.

Estados Unidos poderia também ter um espaço só para eles, uma lista enorme, mas muitas das cervejas que fazem fama por lá não chegam às bandas de cá, então cortei muitos nomes sugeridos pela galera. Outras nações também têm seus pedestais para algumas cervejas, mas não com tantos rótulos. Áustria, Escócia e Irlanda representam essa minoria.

Como a lista foi feita aqui no Brasil, é bom lembrar que estas são as cervejas que aqui chegam ou que tem fácil acesso para turistas brazucas em busca de boa cerveja no mundo. Mas, temos também sugestões nacionais para dar, então mesmo que não artesanais ou na moda, acredito que todo mundo conhece os nomes que estão lá no final.

As cervejas mais icônicas da Bélgica

Chimay Bleue

Duvel

Kriek Boon

Delirium Tremens

Westvleteren Abt 12

Deus

Orval

Gouden Carolus Cuvée Van De Keizer Blauw

Duchesse de Bourgogne

Saison Dupont

Rodenbach Grand Cru

Cantillon Gueuze

Pauwel Kwak

As cervejas mais icônicas da Alemanha

Paulaner

Hofbräu Müncher

Erdinger Weissebier

Weihestephaner Vitus

Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen

Schneider Weisse tap5

Ayinger Celebrator Doppelbock

As cervejas mais icônicas da Áustria

Eggenberg Samichlaus

As cervejas mais icônicas da Inglaterra

Fuller´s London Pride

Batemans Victory Ale

Meantime London Porter

Newcastle Brown Ale

Thomas Hardy´s Ale

As cervejas mais icônicas da Irlanda

Guinness Draught

As cervejas mais icônicas da República Tcheca

Pilsner Urquell

As cervejas mais icônicas dos Estados Unidos

Brooklyn Hand & Seal

Russian River Pliny the Elder

Bourbon County Goose Island

King Julius IPA

Duff (a do seriado do Simpsons!)

As cervejas mais icônicas da Escócia

Ola Dubh Special Reserve

BrewDog Punk IPA

As cervejas mais icônicas da Holanda

La Trappe Trippel

As cervejas mais icônicas do Brasil

Xingu

Caracu

Kaiser Bock

Brahma de Agudos

Colorado Indica

Dum Petroleum

Perigosa Bodebrown

Bamberg Altbier

 

Wäls Dubbel

Com mais de 150 estilos diferentes de cervejas e infinitas possibilidades de fazer uma receita, resumir um universo tão vasto é difícil. As cervejas desta lista são algumas das que eu acredito que valem a pena prova e conhecer, pois em algum momento ou atualmente, ainda são receitas que agradam muitos paladares e contam histórias importantes que tecem a narrativa da cerveja pelo mundo.

Se lembrar de mais algumas, coloca aí nos comentários.


publicado em 08 de Junho de 2017, 00:00
Bio jpg

Bia Amorim

Formada em Hotelaria e pós-graduada em Gastronomia, com especialização em Sommelier de Cervejas. Está no Twitter (@biasamorim) e Instagram (@biasommelier), além do Farofa Magazine, projeto que nasceu para para atender a crescente demanda de comensais que gostam de harmonizar, aprender, conversar e filosofar.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura