BMW X5, com fotos exclusivas pra te deixar babando

Quando a BMW introduziu ao mercado seu novo modelo X5 há oito anos atrás, muitos viram como uma traição ao espírito esportivo da marca.

Estas pessoas perguntavam: “A marca que inventou os sedans esportivos, está lançando uma SUV?” Hoje a única pergunta que há é se o Novo X5 continua tão bom quanto a primeira geração.

Todas a evidências apontam que o Novo X5 é significantemente melhor em todas as categorias. A segunda geração desta SUV está maior e roda sob uma nova plataforma. Houve espaço de sobra para a BMW adicionar uma terceira fileira de assentos, porém, devido as proporções, o uso desta seja apropriado apenas para o uso infantil.

dsc0026046346s

Por mais maravilhosa que seja a dirigibilidade da primeira geração da X5, esta nova geração possuí uma dirigibilidade ainda melhor. Há mais participação da suspensão ao passar por lombadas e pavimentos irregulares e ainda continua muito ágil quando dirigido agressivamente em curvas fechadas. O interior também está maior e com um visual mais bonito.

Motor & Performance

dsc0043332525s

O Novo X5 conta com um motor V8 de 4.8 litros capaz de desenvolver 355cv de potência. Quanto à performance, esta versão é capaz de acelerar de 0-100km/h em apenas 6.5 segundos. Há também a versão 3.0i, que possui um motor de 6-cilindros em linha, capaz de desenvolver 272cv de potência. A aceleração de 0-100km/h fica em 7.8 segundos. Nada mal.

dsc0037534747s

Ambas as versões contam com um câmbio automático de 6-velocidades com Steptronic, que permite a troca de marchas seqüencialmente.

Segurança

A BMW desenvolveu novos conceitos em relação a segurança dos passageiros. O novo X5 é equipado com uma nova célula robusta, feita de aço multifásico de alta resistência, o que dá aos passageiros o maior espaço de sobrevivência no caso de um acidente.

dsc0041235123535s

Para proteção frontal, a força do impacto é absorvida por uma área de deformação situada à frente da célula de passageiros. No caso de colisões traseiras, até mesmo a terceira fileira de assentos fica protegida. Para o caso de impactos laterais, há reforços estruturais nas quatro portas, que serve para minimizar a penetração na célula de passageiros.

Os air bags aumentam a proteção dos ocupantes contra colisões frontais, laterais e até mesmo de capotagens laterais. Há também um sistema de air bags desenvolvido especialmente para a cabeça do motorista e passageiro. Este sistema os protegem de bater contra as laterais do veículo ou contra o outro objeto envolvido na colisão.

Interior & Opcionais

dsc004752412422s

O interior do Novo X5 é um dos mais elegantes que a BMW já desenvolveu. O painel é ergonômico e os controles são de fácil acesso. Um grande destaque são os acabamentos em couro e madeira. O porta-malas possuí uma capacidade de até 1750 litros, um dos maiores da categoria.

A tecnologia iDrive dá acesso a diversas funções do carro, desde a sua estação favorita, até a sua agenda de telefones. Tudo isto é controlado por um único joystick localizado numa posição estratégica. Há quem diga que o iDrive é confuso e de difícil manejo. Eu já o testei e não vi a menor dificuldade, aliás, achei este sistema algo revolucionário. Basta apertar alguns botões para que o celular entre em contato com o carro através do Bluetooth.

Daí em diante, é só guardar o celular no bolso e desfrutar de tudo que ele pode oferecer através da tela de 8,8 polegadas localizada no painel central. Até mesmo disquei para um amigo e conversei com ele através dos alto-falantes do veículo, para testar a eficácia do sistema. Tudo funcionou perfeitamente. Há também um sistema de comando de voz, que permite aos condutores controlar diversas funções do carro, as quais são mostradas simultaneamente na tela do painel central.

dsc0036723235s

Além do iDrive, a tela do painel central também serve para uso do GPS, televisão (embora só possa ser utilizado quando o veículo estiver parado) e uma câmera de alta-resolução localizada na traseira do veículo, que auxilia o motorista ao manobrar em marcha ré.

Uma outra função interessante é o aquecimento auxiliar com controle remoto. Em dias frios, quando você entra no carro, o pára-brisa já está desembaçado e o interior já está em uma temperatura agradável. Tudo isto com o toque de um botão do controle remoto.

O teto solar panorâmico em cristal possui uma abertura extra-grande e área transparente para visualização, além de um defletor para o vento gerado pela velocidade do carro. Ambos os painéis de vidro se inclinam verticalmente ao toque de um botão.

Dirigibilidade

Uma das maiores qualidades do Novo X5 é sua dirigibilidade. O chassis de alumínio com dois braços de suspensão sobre o eixo dianteiro, formam a base para uma dirigibilidade precisa e um alto grau de conforto. O resultado disto é uma agilidade que pode ser aumentada ainda mais com a Direção Adaptável e com a Direção Ativa.

dsc004062412421s

A direção adaptável consiste no sistema Dynamic Drive de controle ativo do chassis, mais o Controle Eletrônico de Amortecimento (EDC). O Dynamic Drive nivela qualquer inclinação lateral do veículo, enquanto o EDC faz uso de sensores para continuamente absorver vibrações no corpo do veículo, não importa a carga, não importam as condições da estrada. A Direção Ativa é outro elemento que contribui para um passeio altamente prazeroso - ela reduz ou aumenta o ângulo de direção das rodas dianteiras, dependendo da velocidade atual.

O sistema Servotronic responde aos comandos do volante, também de acordo com a velocidade do veículo. Desta forma, você poderá ter maior conforto ao estacionar e maior agilidade e segurança em velocidades mais altas, dando-lhe a capacidade de permanecer no rumo certo mesmo ao enfrentar caminhos desafiadores.

dsc0041012512525s

O sistema 4x4 xDrive garante máxima tração, mesmo nas condições mais precárias. Usando dados de ângulo de direção e velocidade das rodas, por exemplo, o xDrive reage imediatamente ao detectar uma tendência a sobre - ou subesterçar, empregando uma acoplagem controlada para distribuir a potência entre os eixos em frações de segundo, garantindo o melhor grau de adesão ao solo.

Este sistema de controle do chassis minimiza as intervenções do motor e dos freios, aumentando ainda mais o dinamismo na condução do veículo. Para os mais altos padrões e o máximo prazer em dirigir.

Preços

Os preços do Novo X5 são bastante variados. A versão 3.0i está custando algo em torno de R$ 306.000. Já a versão 4.8i está custando à partir de R$ 341.000, podendo chegar a até R$ 370.000 para a versão mais completa.

Impressões

No geral, o Novo BMW X5 está impressionante. Para os entusiastas da marca ou aqueles que gostam de mais esportividade, o Novo X5 é uma escolha óbvia. Porém, as marcas concorrentes também gostariam de considerar suas qualidades. Quando a primeira geração da X5 debutou no mercado, era a única opção para um SUV quando dirigido sob o asfalto.

dsc002974323462s

Hoje, o segmento de SUVs está cheio de máquinas impressionantes, incluindo o Audi Q7, Porsche Cayenne, Mercedes-Benz Classe-M, Infiniti FX35/FX45, Volvo XC90, Land Rover Range Rover entre outros.

Há ainda muito o que falar sobre o Novo X5, mas acho que já abordei as principais características deste carro..Se fosse para escolher entre as marcas citadas acima, eu ficaria com o Novo X5, sem sombra de dúvidas.

ps do editor: a chegada do Guilherme (meu xará) é uma das novidades que surgiram depois da incrível quantidade de sugestões e feedbacks que vocês nos deram no artigo O que estão achando da PapodeHomem? . Espero que curtam a novidade!

publicado em 12 de Dezembro de 2007, 11:28
6ee432f0f499bf9837317a2a7cd8a026?s=130

Guilherme Nascimento

Fotógrafo e editor do blog No Trânsito, especializado em flagras de carros exclusivos com fotos de alta-qualidade. Mora em Florianópolis - SC. No Twitter, @no_transito.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura