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Body for Life: um GTD para o corpo

Se você leu a resenha sobre o livro Getting Things Done (GTD), deve estar ciente dos benefícios que uma metodologia de planejamento e execução pode trazer para a sua mente. Porém, de que adianta uma mente sã em um corpo débil?

Capa do livro Body for Life

Passar horas sentado em um escritório na frente do computador não é algo natural para o corpo humano. Não foi para isso que fomos criados, portanto precisamos fazer algum tipo de exercício.

O problema, para a maioria das pessoas, é romper a inércia e encontrar tempo para se exercitar. Para quem está em uma situação dessa, recomendo a leitura do livro Body for Life, de Bill Philips. Trata-se de uma metodologia de treinamento e alimentação que traz benefícios enormes para a saúde consumindo apenas cerca de quatro horas de exercícios por semana. Por guardar diversas semelhanças com as idéias de David Allen - como tirar as coisas da cabeça, anotar tudo, planejar e executar - pode-se dizer que o BFL é uma espécie de GTD para o corpo. Mens sana in corpore sano.

Os princípios da metodologia

Philips usa o manjado recurso de fotos de antes e depois para comprovar incríveis transformações que algumas pessoas conseguiram aplicando o BFL por 12 semanas, ou 84 dias. Basicamente o que você tem a fazer é alternar treinos de força (musculação) de uma hora com treinos aeróbicos (esteira, bicicleta, corrida etc.) de 20 minutos de segunda a sábado. Em outras palavras, segunda, quarta e sexta você vai gastar cerca de uma hora na academia. Terça, quinta e sábado, apenas 20 minutos. Aos domingos, descanso.

O diferencial é que a técnica ensinada pelo autor faz com que o corpo trabalhe na intensidade máxima, assim é preciso passar menos tempo na academia com os mesmos ou mais resultados de quem fica duas horas malhando. Além disso, é claro, é preciso comer direito. Entenda-se por comer direito fazer seis refeições ao dia, mais ou menos a cada três horas, sendo que em cada refeição é preciso ter uma porção de proteínas, uma porção de carboidratos e pouca gordura. No livro, há uma lista de alimentos permitidos, especificando o que é proteína e o que é carboidrato.

Esses resultados são reais?

As fotos que ajudam a divulgar o livro obviamente são dos casos extremos, dos mais bem sucedidos, e não da média geral. Todavia acredito que as pessoas normais estariam bem satisfeitas se atingissem em 12 semanas metade do que essas pessoas conseguiram. Como não tenho nenhuma pretensão de ser halterofilista (aka brutamontes), os resultados para mim têm sido bastante satisfatórios.

Comendo freqüentemente, o nível de açúcar no sangue não oscila tanto durante o dia, deixando a pessoa menos irritada e muito mais produtiva. No mais, eu faço os exercícios nas duas horas que tenho de intervalo para almoço. Quando seguia as fichas passadas pelos instrutores da academia, nunca dava tempo de fazer tudo corretamente. Agora, com treino que vai no máximo a uma hora, sobra tempo para almoçar com mais calma.

Posso dar para a minha mulher?

Sei que há homens que vão pensar logo em mandar a companheira fazer esse programa. No livro original, Bill Philips diz que a metodologia pode ser aplicada tanto em homens quanto em mulheres. Mas convenhamos, as fotos mostradas não fazem bem o perfil do que o senso comum considera um corpo feminino bonito (ou seja, elas aparecem com um excesso de músculos). Por isso alguns anos depois uma médica chamada Pamela Peeke adaptou o Body for Life para Mulheres, respeitando as diferenças do corpo feminino e observando outros detalhes, como o ciclo menstrual.

Saiba mais

Quando o autor criou a metodologia, pensou em uma forma não-tradicional de divulgá-la: ia dar o seu carro, um Lamborghini, para aquele que obtivesse o melhor resultado, através de fotos e texto, em 12 semanas aplicando o programa. A idéia deu certo e anualmente ele repete esse concurso, que atualmente distribui um milhão de dólares em prêmios. A seguir, alguns links para saber mais sobre o Body for Life:

- Site oficial do Body for Life
- Body for Life Brasil
- Body for Life United Kingdom
- Matéria da revista Veja sobre o livro

Walmar Andrade é autor convidado da PapodeHomem e autor do blog sobre desenvolvimento na web Fator W.


publicado em 14 de Março de 2007, 15:08
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Walmar Andrade

Walmar Andrade é jornalista e idealizador da rede de desafios Mude.nu


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