A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Bom dia, les fleurs

Foi pedido ao aclamado diretor Saam Farahmand que fizesse um curta sobre a beleza. Seria o primeiro de cinco, para a série #DefineBeauty.

E assim o fez. Ao som da acolhedora voz de Minnie Riperton em "Les Fleurs" (As Flores), uma mulher se transforma.

Link vídeo | Tela cheia, senhoras e senhores

* * *

Mais bela antes ou após? Escolha nossa ou delas?

Atenção à letra de Minnie:

Inside every man lives the seed of a flower
If he looks within he finds beauty and power
Dentro de cada um vive a semente de uma flor
Se olhar para dentro de si vai encontrar beleza e poder

Quando questionado se as mulheres seriam mais livres se não houvesse pressão social para se depilar, Saam diz que "não necessariamente, porque para muitas mulheres a decisão de remover os pelos é uma questão de conforto ou gosto pessoal. Não há certo ou errado e é constrangedor assistir algumas celebridades anteriormente "lisas" de repente deixarem os pelos crescer para que pareçam heróicas. Chego a ficar puto comigo mesmo por fazer Les Fleurs porque pode ser outro exemplo de alguém tentando tomar propriedade de toda a conversa."

Saam se assumiu feliz ao sentir que anos de taradice deram frutos nos debates pós-produção em torno das texturas, fragilidades e fissuras específicas dos pelos femininos. Fotógrafos como Roy Stuart e Lee Friedlander deram caldo à inspiração. Impossível não lembrar de Madonna aos olhos de Friedlander em 79.

madonna_1979

A modelo de Saam é Kristy McQuade.

kristy-mcquade1
kristy-mcquade2
kristy-mcquade3
kristy-mcquade4
kristy-mcquade5
kristy-mcquade6
kristy-mcquade7
kristy-mcquade8
kristy-mcquade9

Boa semana a todos.

* * *

Nota: o próximo #DefineBeauty sai amanhã. Se não estiver tão ocupado, dê um pulo no ensaio Pelos Pelos, do coletivo de arte ALÉM.


publicado em 12 de Maio de 2014, 08:15
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura