A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Cagada por email?! Google tem a solução.

Existem dias que o trabalho é demais. São muitos compromissos, pendências, emails a serem respondidos, broncas a serem engolidas, merdas que os outros fazem e que precisam ser consertadas, “esporro” no subordinado, avaliação a ser entregue, relatório a ser concluído, projeto a ser apresentado...

Quando o trabalho acumula, mesmo utilizando as melhores ferramentas disponíveis para aumentar a nossa produtividade, às vezes acontece a cagada. Dessa vez, causada por nós.

Nenhum homem está acima do erro. Seja por descuido, desatenção ou mesmo incompetência.

Hoje em dia, no mundo corporativo, pode-se dizer que grande parte das decisões tomadas são por email. É email para liberar recursos, criticar o trabalho do funcionário, solicitar ações de melhoria em uma dada área da empresa e por aí vai longe. Portanto, as cagadas também se modernizaram, podendo ser executadas por email.

The Office: deliciosa série sobre o mais cagado – e comum – ambiente corporativo.

É muito comum, no corre-corre do dia a dia, o erro ser cometido e ser percebido em seguida.

Como se estivéssemos na privada: a merda cai e a água bate na bunda.

Algumas vezes é reflexo de falta de revisão nos emails, fazer a coisa com pressa ou mesmo um clique acidental no botão enviar (sim, parece bobo mas pode acontecer e, no maior azar, o email tomar um sentido totalmente diferente de acordo com o conteúdo).

Pensando nisso, o Google implementou recentemente no Gmail um serviço já existente a algum tempo nos emails corporativos: o cancelamento de envio, também conhecido como dispositivo anti-cagada virtual. É possível cancelar o envio do email até 30 segundos após ter sido enviado. Pode parecer besteira, mas é bem provável que isso salve seu couro um dia desses, como já salvou o meu.

Para ativar o serviço:


  • abra seu Gmail,

  • clique em "Configurações",

  • procure pelas opções de cancelamento na aba "Labs".

Pronto, após enviar qualquer email, você terá 30 segundos para rever sua ação. Veja se não dá uma bronca muito pesada no coitado do estagiário...


publicado em 25 de Agosto de 2010, 11:55
1c43c35a9fcce3811a46392a3e697798?s=130

Danilo Scorzoni Ré

Engenheiro Florestal, amante da natureza e de ecoturismo. Apesar de ambientalista, não gosta de eco-chato e ainda acredita na capacidade do ser humano em promover um futuro melhor. É @dscorzoni no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura