Robert Downey Jr. é o maior vendedor de camisetas do Black Sabbath em 2012

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Uma das tradições do rock são as barraquinhas de quinquilharias. Um bom show ou festival underground geralmente envolve algumas delas espalhadas pelo espaço com vários objetos exclusivos fabricados pelas próprias bandas.

É uma tradição que vem desde os primórdios, na década de 50. E o primeiro objeto a ser buscado pelos fãs foi a camiseta, coisa que logo se tornou um mercado à parte. Além dos shows, as pessoas compareciam aos eventos em busca delas.

Ter uma camiseta rara de uma banda/astro do rock era um atestado de que você cavava mais fundo.

A camiseta mais antiga de que se tem notícia é uma do Elvis, de 1956 e que, atualmente, é avaliada em aproximadamente 700 dólares.

Hoje, reedições de camisetas clássicas vendem como água. E, se a banda estiver em um momento particularmente favorável, como é o caso do Black Sabbath, a coisa tende a se intensificar bastante. Em 2012 eles fizeram uma reunião com quase todos os membros originais, exceto o Bill Ward e começaram a gravar um novo álbum. Tudo isso sem baixar a cabeça frente ao câncer de Tony Iommi.

Neste caso, o Black Sabbath teve uma ajudinha do Robert Downey Jr., que apareceu no filme Os Vingadores com uma reedição da camiseta da turnê do álbum Never Say Die!, de 1978. De acordo com o porta-voz da HMV, depois disso, as vendas da camiseta dispararam, tornando o Black Sabbath a banda que mais vendeu camisetas em 2012.

Eu vendo camisetas

1. Black Sabbath – US Tour 78

2. Led Zeppelin – USA 77

3. Led Zeppelin – Celebration Day

4. David Bowie – Smoking

5. Bruce Springsteen – Sand Tour

6. Foo Fighters – Gold logo

7. AC/DC – Angus And Brian

8. Metallica – Skull Explosion

9. Rolling Stones – Union Jack Tongue

10. The Beatles – Sgt Pepper

11. Guns N’ Roses – Appetite For Destruction

Ok, eu não vi ninguém agradecer publicamente, mas bem que o Black Sabbath deveria colocar uma plaquinha de vendedor do ano em alguma parede em homenagem ao Robert Downey Jr.

Ainda em tempo, para os interessados, deixo como recomendação o livro The Art of The Band T-Shirt, com imagens de camisetas clássicas do rock. Bem bonito.


publicado em 06 de Janeiro de 2013, 14:44
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: