Carta às mulheres que vão assistir ao último capítulo da novela

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Mulher,

Eu gosto de novelas.

Eu conheço o nome de personagens das novelas.

Eu até coleciono trilha sonora de novelas.

Mas eu preciso falar algo para você, respeitosa e digníssima espectadora de Insensato Coração:

Não assista a esse último capítulo.

São mais de 7 meses de novela. Casos, brigas, decepções, mortes e o Lázaro Ramos fazendo papel de designer rico, famoso e galã. Como qualquer novela do horário nobre, Insensato Coração manteve a fórmula padrão de sucesso: focos nos 15 primeiros e últimos capítulos. O recheio – que é o que realmente importa – é somente gordura. Uma gordura que não pede muito para você saboreá-la. E esse é o segredo.

A novela das 9 é tão deliciosa especialmente pelo horário. Trata-se do momento perfeito do descanso. Você não quer ler Dostoievski ou estudar física quântica. Como qualquer bom ser humano, a ideia é tirar o cérebro e assistir televisão. O que estiver passando está bom. Então, sem qualquer critério, você senta-se no sofá e absorve toda a informação transmitida. Afinal, estamos falando de novela. Um programa de diálogos tolos, pobres e direção medíocre.

Assim são foram seus últimos 7 meses. Pouco importa se há erro de continuação. O que você deseja mesmo é saber com quem a Camila Pitanga vai dormir essa semana.

Gabriel Braga Nunes: um frame ambulante da TV Record (por @georgemacedo)

O grande barato e o que te faz viciar novela é justamente essa química de inutilidade existente no conteúdo. A novela não te faz uma pessoa melhor, não te ensina a viver a vida e muito menos te ajuda a amar alguém. A novela é somente um passatempo que aciona nosso cérebro no status zumbi mode e nos diverte como crianças assistindo o Teletubbies.

Digo isso porque último capitulo de novela não presta. Não vale a pena, jamais, perder uma sexta-feira para ver o vilão preso, o casamento previsível e um casal que nunca se viu em outros 200 capítulos ficar junto. Sabe por quê? Porque no último capítulo você volta a raciocinar.

E quando você raciocina com novela, bom, aí a novela perde toda a graça.

Vá ao karaokê, saia para dançar salsa ou leia um bom livro. Mas não acabe com a graça da novela assistindo ao último capítulo.

A novela é legal. Mas o último capítulo sempre estraga com tudo.

De nada.

P.S: Quem matou a Norma foi a Vitória Drumond.


publicado em 19 de Agosto de 2011, 06:34
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: