Clube do Livro PapodeHomem

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Fomos convidados pelo pessoal do O Livreiro para criar o Clube do Livro PapodeHomem, um bate-papo que vai durar um mês.

Antes de explicar o funcionamento, deixo vocês com um vídeo-convite do Guilherme, criador dessa bagaça aqui.

Link YouTube | Primeiro efeito do Clube do Livro: a estante do QG ficou organizada pela primeira vez!

O tema: livros que formam homens

Pensamos em começar discutindo quais livros foram essenciais em nossa formação como homens.

Eu lembro, por exemplo, que devorei a série de Pedro Bandeira sobre "Os Karas" (lembram de Droga da Obediência e Pântano do Sangue?) e, ainda moleque, tentei escrever algo parecido, descrevendo outro grupo de jovens metidos em um mistério a la Agatha Christie. Não passei da décima página, claro.

Mas esses livros foram essenciais para me mostrar que dá, sim, para fazer a diferença no mundo mesmo se você é apenas um moleque preso num colégio. Eu não tive a consciência desse processo na época, mas vejo hoje que essas leituras ajudaram muito nessa ampliação de minha ação no mundo. Tanto é que já dei quase todos da série para meu irmão de 10 anos.

Depois de ouvir vocês por lá, falarei mais de outros livros e suas contribuições pra minha formação.

Enquete

Deixamos uma enquete no Clube do Livro PdH também:

Que tipo de livro foi mais essencial em sua formação como homem?
• Romances, crônicas, contos ou poemas
• Biografias
• Obras de ciência, filosofia ou religião
Espinosa e Alan Watts... Minha companhia quando eu tinha 18 anos e não pegava ninguém. ;-)

Nas próximas semanas...

Vamos manter a mesma temática o mês inteiro, mas com algumas variações de abordagem. Eis o que sugerimos (estamos abertos a outras ideias):

1ª semana: Formação de um homem

Quais leituras formaram quem você é hoje? Algum livro de infância? Alguma biografia que acabou de terminar? Um livro de filosofia? Um romance genial?

2ª semana: Citações

O que mais vemos na internet são frases batidas e ideias clichês. Durante a semana que vem, vamos pegar nosso livro favorito e extrair um belo trecho pra compartilhar e discutir com a galera.

3º semana: Indicações femininas

Para as ladies: qual livro você acha que todo homem deveria ler? Justifique bem suas escolhas pois certamente nós vamos questioná-las. ;-)

4ª semana: Livros para homens?

Será que um livro pode ajudar um homem? Vamos conversar sobre o que o pessoal sente falta nos livros sobre ou para homens, o que ainda não foi escrito, o que funciona, o que não funciona, quais visões são estreitas ou equivocadas...

Vai ficar quieto?

Quando trabalhei no mercado editorial, ouvia frases assim: "Homens não leem, homens não compram livros". Pois agora é a hora de mostrarmos que homens leem, sim.

Faça seu cadastro no site do O Livreiro (é bem rápido, sem firulas) e entre no papo. Funciona com um fórum, é tudo bem simples.

Guilherme, Pablo, Gus, toda a Equipe PdH e eu esperamos vocês por lá.

IMPORTANTE: não deixem indicações de livros aqui nos comentários.Toda a discussão vai rolar no site O Livreiro.


publicado em 30 de Abril de 2010, 21:40
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: