A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como as coisas funcionam

Você certamente já passou pela situação de precisar saber como alguma coisa funciona sem ter de abrir aquele manual chatão ou, pior ainda, chatão e escrito em húngaro, correto?

Agora, se você tem computador com Internet, pelo menos nos últimos 10 anos, aposto que com a ajuda de um motor de busca vasculhou furiosamente a ampla teia digital (confesso que eu escrevi isso só pra ver como ficava) em busca da instrução perdida, errei?

Pois foi pensando em situações como a sua que, em 1998, o ex-professor da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos EUA, Marshall Brain, criou o site HowStuffWorks, que em bom português significa "como as coisas funcionam".

A coisa começou como um hobby, mas se expandiu tão rapidamente que em menos de um ano já tinha virado um negócio sério e lucrativo. Em 2002, apenas 4 anos depois de ser criado, foi vendido para um grupo investidor em mídias por mais ou menos um milhão de dólares; cinco anos mais tarde seria adquirido pelo grupo Discovery Communications por 250 milhões de dólares. Mixaria.

Tirar fotos é fácil, mas você sabe como um motor desses funciona?

Do funcionamento do motor a explosão ao funcionamento de fantasmas. Da teoria da relatividade a aplicações financeiras. Dividido por tópicos e sub-tópicos é possível encontrar quase todo tipo de informação exposta de forma didática. Se não estiver lá? Cedo ou tarde vai estar; todos os dias são publicados quatro novos artigos. E é claro, você também pode enviar a sua dúvida.

"But, dude, I don't speak english!"

Com isso, preocupar-se não deve, jovem padawan: o site conta com uma versão inteirinha em português hospedada no UOL, com quem tem parceria. É o bom ComoTudoFunciona.

É claro que os artigos oferecem um conhecimento de certo modo superficial, objetivo. É um início. Se for apenas uma curiosidade ou necessidade momentânea, talvez seja suficiente, caso contrário é apenas um primeiro contato, um resumo, e como tal não substitui a pesquisa aprofundada e séria.

E vocês, já usaram? Na medida de suas limitações, foi útil?


publicado em 18 de Outubro de 2010, 16:18
7bad5b31f4d700d0a7b1550a64b104e4?s=130

Danilo Freire

Advogado que não lida bem com prazos. Estudante de Filosofia que tem déficit de atenção. Cadeirante, era ruim em matemática, calculou mal um mergulho e desde então é tetraplégico. No Twitter, responde por @danilotetra.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura