Como consertar fones de ouvido

A frustração, o fim, desespero, tragédia. Fones de ouvido quebrados podem se enquadrar em qualquer um desses adjetivos, especialmente se você investiu uma boa quantidade de dinheiro nisso. A boa notícia é que, apesar de  ser frequente um fone de ouvido simplesmente parar de funcionar misteriosamente, consertá-lo pode ser mais fácil do que parece.

A razão é que, em muitos casos, o problema é apenas algum mau-contato nos cabos. Para quando esse problema surgir, aqui vai um vídeo que encontrei no Tecmundo e explica num passo-a-passo bem claro como você pode resolver isso.

O vídeo deles é bem completo e inclui tanto o conserto do jack quanto dos cabos conectados aos falantes.

Materiais

Você vai precisar desses materiais.


  • Alicate de corte ou alicate de bico com uma área especial para corte;

  • Estilete (use somente sob a supervisão de um adulto);

  • Lixa;

  • Ferro de solda;

  • Liga metálica à base de estanho;

  • Um conector p2 estéreo e;

  • Fita isolante.

Como fazer

Link Youtube

Nota sobre os tipos de cabo

Um trauma que tive há certo tempo, quando tentei fazer esse conserto, foi de perceber que a fiação do meu fone não se parecia com essa mostrada no vídeo. Ao invés disso, tinha um cabo com 4 fios, o que me deixou bem confuso a respeito do que fazer. Esse outro vídeo salvou minha pele, pois explica o que fazer com os diferentes tipos de cabo.

Link Youtube

Pra ajudar, tirei um print da imagem, assim, dá pra consultar mais calmamente.

cabos de fone

O importante aqui é entender quais cabos são de sinal e quais são de terra. Meu fone era de cabo duplo e o terra ficava desencapado. Na imagem dá pra ver.

Até que, na época, foi um trabalho simples. Recomendo também como uma primeira experiência com ferro de solda (no meu caso, foi a única). Pretendo repetir a dose com um microfone que quebrou recentemente.

E aí, alguém já tentou algo parecido?

Você gostaria de ensinar algo?

“Deixa que eu faço” é a nova série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente no e-mail deixaqueeufaco@papodehomem.com.br.

E, caso faça um dos tutoriais já publicados, põe a hashtag #deixaqueeufacopdh pra compartilhar com a gente. As mais legais a gente solta no Instagram do PapodeHomem


publicado em 10 de Outubro de 2014, 06:00
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura