Como desentupir a privada

É, a verdade seja dita: mais cedo ou mais tarde, alguém vai ter de fazer o trabalho sujo. Sem trocadilhos maldosos, em algum momento, você pode se ver na obrigação de resolver a cagada. Para esses casos, preparamos aqui um tutorial para desentupir privada com base em um vídeo bem bacana dos nossos primos gringos do ArtOfManliness.

O vídeo deles é bem simples e autoexplicativo. Talvez, nem precise de tradução. Mas, como eu sou legal, decidi colocar o passo-a-passo em português, com imagens, para quem eventualmente precisar.

Link Youtube

1. Impeça o pior: pare a descarga para não vazar tudo

Para isso, abra o reservatório de água e abaixe a tampa que fica no fundo. Isso vai impedir que a sujeira aromatize o banheiro inteiro.

toiletflapper

2. Arranje um desentupidor

É importante que seja um desentupidor relativamente grande, desses estilo funil, pra obstruir completamente o buraco de saída. No vídeo ele recomenda que esquente o desentupidor, mas eu, quando fiz, não precisei de nada disso.

desntupidor

3. Desentupa com cuidado

Ok, essa instrução parece idiota, mas não é. Você vai ter de garantir que não haja passagem de ar entre a água e o desentupidor, ou seja, vai ter de encaixar direito as coisas. Tem de haver sucção pra funcionar.

Faça a operação algumas vezes e depois dê a descarga, pra testar. Se a água voltar limpa, você venceu. Caso o nível continue a subir demais, repita o processo 1 e depois o 3 de novo. Dependendo do estrago, pode demorar mesmo.

desentupir

4. Se o desentupidor der errado, eis um truque

Aqueça bastante água em uma panela e adicione detergente. Deixa lá por uns 20 minutos, faça algumas flexões e depois volte. Então, é só repetir o passo 3.

desentupir

5. Se o truque der errado, use um trado de drenagem

O trado de drenagem é uma ferramenta que você coloca dentro do encanamento e ele vai empurrando o que quer que esteja obstruindo a passagem do... er... enfim. O uso é bastante simples, coloca lá até ele parar e depois use a manivela pra mexer as coisas.

Depois, repita outra vez o passo 3.

auger
desentupir

6. Se o trado de drenagem der errado, assuma a derrota e chame um encanador

New-Super-Mario-Brothers-Wallpaper-super-mario-bros-5314167-1280-1024

Não dá pra ganhar todas. Se, depois de tentar todos os recursos acima, você não conseguir desentupir a privada, chame um encanador. É melhor.

Você gostaria de ensinar algo?

“Deixa que eu faço” é a nova série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente no e-mail deixaqueeufaco@papodehomem.com.br.

E, caso faça um dos tutoriais já publicados, põe a hashtag #deixaqueeufacopdh pra compartilhar com a gente. As mais legais a gente solta no Instagram do PapodeHomem


publicado em 17 de Outubro de 2014, 15:36
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura