Mais de 15.000 homens estão fazendo nosso curso online de estilo, para cultivar uma relação de mais confiança e liberdade com suas roupas. Inscreva-se também, é gratuito.

Como escolher seus óculos de acordo com o formato do seu rosto

Vamos analisar formatos de rosto mais comuns e mostrar alguns exemplos de uso para seu próximo óculos.

Meus queridos, quem escreve mais uma vez aqui para vocês é o Rodolfo Kanematsu (@gurudoestilo nas redes sociais). Se você acompanha as videoaulas de estilo do “Mas você vai de chinelo?”, já sabe quem sou. Eu apresento o conteúdo do curso preparado em parceria com Havaianas, com dicas para quem quer ser mais estiloso em qualquer ocasião.

Pra você que ouve meu nome pela primeira vez, trabalho como consultor de estilo e imagem, e possuo um Instagram onde posto dicas para os homens entenderem cada vez mais sobre como se vestir de uma maneira que reflete a personalidade de cada um.

O visagismo é o estudo do equilíbrio do rosto e tem aplicação em diversas áreas. Cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, artistas visuais, todo mundo pode se beneficiar desse conhecimento. Usando técnicas de visagismo, esses profissionais vão buscar maneiras de deixar as proporções do seu rosto mais equilibradas e mais adequadas com sua personalidade.

A minha praia é falar de moda e estilo. Então, o que posso fazer é analisar o formato do seu rosto e dizer como você pode deixar mais claras as mensagens que quer passar para os outros. Sabe aquele par de óculos que combina perfeitamente com seu rosto? Ou aquele outro modelo que faz sua cabeça parecer gigante? Isso tem a ver com visagismo na moda. 

Antes de falar sobre formatos de rostos, é importante ressaltar três coisas.

Número 1: não existe um formato melhor que o outro. Como no outro artigo que escrevi sobre silhuetas (você pode clicar aqui e conferir), é bem legal você ter consciência de como é seu corpo, para que consiga escolher peças que fiquem mais favoráveis nele e também ficar na estica. Quem não quer ficar mais elegante e confiante, certo?

Número 2: o jeito como você usa o cabelo e a barba também pode influenciar no jeito como as pessoas enxergam seu rosto. Mas, para ir com calma, vamos falar aqui só sobre o papel dos óculos nessa busca pelo equilíbrio. Tanto faz se for óculos de grau do dia a dia ou aquele par de óculos escuros para sair no sol.

E número 3: vamos falar aqui sobre alguns formatos mais comuns de rostos. Mas o Brasil é um país diverso e há inúmeras variações entre esses formatos. Então, não se preocupe se você não se encaixar exatamente em um desses formatos. Preste atenção nas dicas daquele tipo de rosto que se aproximar mais do seu e manda bala!

1. Rosto hexagonal

Exemplo: Michael B. Jordan

Características:

  • proporcional e angular
  • testa em formato trapézio
  • maçãs do rosto mais pronunciadas
  • curva da mandíbula está na mesma altura da boca

Esse tipo de rosto já é mais “comercial” e equilibrado, e qualquer formato de armação pode combinar, desde os mais angulosos até os redondos. Escolha de acordo com a sua intenção. Óculos mais quadrados são mais dramáticos e te deixam com um aspecto mais sério e inacessível. Já os redondos suavizam sua expressão.

2. Rosto oval 

Exemplo: Adam Levine

Características:

  • testa em formato trapézio
  • linhas da maçã do rosto e queixo suaves
  • maçã do rosto levemente saliente e desce até a curva da mandíbula
  • largura do rosto é igual a 2/3 do comprimento

Esse formato é parecido com o hexagonal, mas as formas são menos marcadas. É um rosto versátil, e aceita bem tanto as armações arredondadas quanto as mais quadradas. A lógica é a mesma do item 1: óculos quadrados dão a impressão de uma pessoa mais sisuda, e os redondos sugerem uma personalidade mais descontraída.

3. Triângulo invertido

Exemplo: Mahershala Ali

Características:

  • testa larga e mandíbula estreita
  • olhos mais espaçados
  • linha reta da maçã do rosto e queixo

Para rostos em que a testa é mais larga que a mandíbula, o ideal para equilibrar é usar óculos quadrados, ou do tipo aviador, que têm a base mais estreita que a parte de cima. Veja como o ângulo da lente acompanha o formato do rosto do ator. 

4. Rosto triangular

Exemplo: Brad Pitt

Características:

  • mandíbula bem marcada e maçã do rosto pequena
  • curvatura abaixo da linha da boca
  • testa estreita

Esse tipo de rosto, comum entre homens com mandíbula mais larga que a testa, pede um par de óculos com armação maior e mais arredondados. Assim, o acessório dá um peso maior para a parte de cima do rosto, produzindo mais equilíbrio.

5. Rosto quadrado/retangular

Exemplo: Henry Cavill

Características:

  • ângulos retos e testa retangular.
  • linha do cabelo reta
  • têmporas profundas
  • maçãs do rosto pouco salientes, que descem quase verticalmente
  • curva da mandíbula abaixo da boca

A diferença entre os rostos quadrados e retangulares é apenas a proporção entre a largura e a altura. Se você tem um rosto bem anguloso, com linhas bem marcadas no maxilar e queixo, é legal equilibrar com óculos redondos ou curvos, para evitar o aspecto muito sério e inacessível. Pode reparar que Henry Cavill usa óculos quadrados quando faz o Clark Kent. Esse mais arredondado da foto dá um aspecto mais sereno.

6. Rosto redondo

Exemplo: Leonardo DiCaprio

Características:

  • poucos ângulos com um formato mais angelical
  • testa e queixo menores que o rosto oval
  • olhos mais espaçados
  • formato de olhos e nariz mais redondos

Quem tem rosto redondo e traços um pouco mais delicados e quer impor respeito pode optar por óculos com ângulos mais retos, tipo esse que o Leonardo DiCaprio usa em Lobo de Wall Street. Um par de óculos redondos o deixaria com aquela cara de bom moço. O que o personagem estava longe de ser.

E aí? Conseguiu se encontrar?

Pontuo mais uma vez: esse aqui é apenas um guia de equilíbrio, que indica algumas formas de uso. Não estou aqui para dizer que um certo tipo de acessório está proibido. Aprendi com o PapodeHomem que, com mais informação, tomamos melhores decisões. Espero que você pense nisso na próxima vez que for comprar seu óculos de grau ou de Sol.

Se quiser outras dicas práticas de estilo para começar agora sua transformação, é só se ligar nas aulas do “Mas você vai de chinelo?”. Já tem um monte de aulas disponíveis, aguardando o seu play, e logo tem material novo. Vem aprender com a gente!

* * *

Nota: por problemas técnicos com o DISQUS, os comentários não estão funcionando na versão desktop — mas continuam disponíveis ao acessar o PdH pelo celular. Como o código de nosso site é antigo, está está tomando mais tempo do que imaginamos resolver. Assim que possível retornamos com os comentários 100% e um novo PdH, também


publicado em 22 de Novembro de 2019, 11:48
Guru 1 jpg

Rodolfo Kanematsu

Publicitário de formação e apaixonado pelo mundo da moda, dá informações sobre estilo, dicas de combinações e tendências pelo Instagram e acumula experiência como consultor de imagem pessoal. É apresentador das videoaulas do "Mas você vai de chinelo?", o curso de estilo gratuito do PapodeHomem.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura