Guia: como estar preparado para a sua primeira aventura

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Eu já mochilei por sete países. Quero, claro, aumentar esse número pra dezenas, quem sabe, quando velho, chegar a centenas de nações em milhares de pontos culturais diferentes e possibilidades pra aventuras.

Pra chegar nesses números, há que rolar um começo, um início.

 

Esse cara começou há muito tempo
Esse cara começou há muito tempo

Logo de cara, claro que minha primeira mochilada rolou com vários probleminhas, desde língua até noções básicas do que seria necessário pra que a viagem transcorresse da melhor forma possível. Pra quem faz mochilão, a grana -- e a sábia gestão dela -- é um fator determinante.

Eu gosto bastante de ler o que sai na Go Outside, ver as aventuras muito pró, feitas por pessoas muito bem treinadas e experientes. Numa dessa,s me caiu no colo uma matéria bem massa Mikael Strandberg, explorador sueco que já rodou o mundo fazendo peripércias fortes como ir, de bike, do Chile até o Alasca. Resumindo, é um cara fodão cujo pensamento é bem interessante de absorver.

Em seu site, acabou rolando uma afirmação linda de se ler, seguida de uma pergunta bem perspicaz:

 

“Quero ser um aventureiro como você. O que eu preciso, de fato, fazer para partir para minha primeira aventura?”

A matéria da Go Outside segue assim:

 

[...]aos 51 anos de idade, ele aproveitou a pergunta do internauta e sua experiência no assunto para produzir a matéria que ficou conhecida como “25 essential items for the beginner adventure” ("25 itens essenciais para o aventureiro iniciante", em inglês). Nela, o sueco monta uma lista com os equipamentos indispensáveis para você ter dentro da mochila ao sair desbravando por aí. Além, é claro, de dar ótimas dicas e conselhos.
Veja a seguir cinco sugestões indispensáveis para colocar na mochila que pode ajudar qualquer aventureiro -- de primeira viagem ou não.  Confira a lista completa clicando aqui.

Da lista, temos então os cinco itens mínimos pra uma boa aventura:

 

Mikael Strandberg no Íemen
Mikael Strandberg no Íemen

 

1. Sleeping bag

Para Mika, um dos mais importantes itens da lista. O aventureiro precisa dormir o máximo -- e bem -- para conseguir aproveitar o dia seguinte.

 

2. Bússola

Não use um GPS para a navegação. Tenha um por segurança, mas ele pode exigir baterias e talvez não funcione em alguns lugares. Dê uma boa lida no manual de seu GPS, mas leve uma bússola.

 

3. Camelbak (Mochila de hidratação)

Simples assim: ingerir líquidos é essencial para a sobrevivência.

 

4. Dinheiro

Infelizmente você vai precisar dele. Mas Mikael garante que não é preciso muito para aproveitar a vida de aventureiro.

 

5. Câmera fotográfica

Não importa o que você vai fazer com as imagens, mas você precisa documentar a aventura.

Vai lá. Comece a sua jornada. Se quiser, temos várias inspirações na nossa série Na Estrada.


publicado em 15 de Maio de 2013, 07:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: