Como fazer um drink com cachaça para 100 pessoas

Um drink para fazer para 1 ou 100 amigos

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Frutas deliciosas, belas praias, bons destilados de cana de açúcar, calorão de rachar e a tranquilidade de saber que não há pecado abaixo da linha do Equador. A cena descrita lhe parece familiar?

Soou como o nordeste brasileiro, certo? Bem poderia também ser Cuba, Jamaica, Trinidad e Tobago ou qualquer outra ilha do Caribe. Afinal, além de todas essas coincidências, temos em comum com os irmãos caribenhos uma boa parcela de nossa história e origem populacional.

Depois de muitos anos pesquisando especificamente sobre a cana de açúcar e seus derivados alcoólicos, comecei a traçar muitos paralelos interessantes entre hábitos de consumo brasileiros e dos países citados anteriormente. Isso me ajudou a ver a cachaça com outros olhos, reconhecer sua qualidade a cada gole e entender os entraves que ainda a fazem não ser um produto amplamente consumido mundo afora.

Um desses entraves é a forma de consumo da cachaça no Brasil que se reflete no mundo. Alguém aí conhece outra forma de tomar cachaça que não seja em caipirinha ou em shots? Sim, existem várias.

A cachaça é uma exclente base para cocktails, tão ou mais versátil quanto o rum. Como o Brasil demorou a ser efetivamente descoberto pelos países desenvolvidos, a cachaça acabou ficando de fora de todo e qualquer registro da mixologia clássica.

Mas nem por isso ela tem menos valor e vamos provar isso agora.

Receita Dr Drinks para o hit do verão

Já imaginou poder preparar um cocktail delicioso e extremamente refrescante com ingredientes tão simples que se já não os tiver em casa, pode comprar simplesmente indo à feira livre do seu bairro? E se você pudesse preparar um copo, uma jarra ou um balde dele com a mesma facilidade?

Há alguns dias fomos convidados para chamar alguns amigos e fazer uma degustação às cegas de um novo produto que chega ao mercado premium de destilados: Ypióca Cinco Chaves.

Desenvolvida pelo talentosíssimo e querido amigo Nelson Duarte, um dos maiores especialistas em cachaça do país e requisitado master blender, a cachaça surpreendeu pelo fino acabamento do blend, comparável aos melhores rums que já bebi apreciados ao redor do mundo como o Zacapa. 

Justamente por isso, percebemos que ela poderia servir competentemente como base para a releitura de um clássico caribenho, justificando o abre deste post: o Rum Punch.

Não lembro de ter ido a algum país do Caribe que não vendesse alguma variação dessa delícia em todo e qualquer boteco. É quase obrigatória a presença de um grande batch de Rum Punch em qualquer lugar onde sirva-se comida e bebida ao longo de todo Caribe.

Como vocês verão a seguir, é muito simples de ser feito, além de levar ingredientes que você encontra em qualquer lugar do Brasil.

Link Youtube

Ingredientes:

  • 2 medidas de cachaça Ypioca Cinco Chaves;

  • 1 medida de suco de abacaxi natural;

  • 1 medida de suco de laranja natural espremido na hora;

  • 1 medida de suco de limão taiti natural espremido na hora;

  • 1 medida de xarope de açúcar (1 medida de água e uma de açúcar mexendo em fogo médio até diluir totalmente o açúcar e obter uma mistura homogênea. Não precisa ferver e pode ser armazenado na geladeira por até 1 mês em um recipiente de vidro com tampa.);

  • Alguns dashes de Angostura Bitters (se você não tiver bitter, rale umas especiarias por cima do cocktail que fica tão bom quanto).

Observação importante:

Por que usei “medidas” e não uma medida específica? Para você poder fazer na quantidade que quiser. Se for fazer apenas um copo, meça em onças fluídas (oz) ou mL’s. Se for fazer num tonel de 250L, meça em litros. O importante é que a proporção seja mantida.

Modo de preparo:

Em um recipiente com bastante gelo, adicione o xarope de açúcar, os sucos e a cachaça. Bata (se estiver usando uma coqueteleira) ou mexa vigorosamente (caso esteja fazendo uma quantidade maior). Finalize com os bitters ou ralando nós-moscada, canela, cravo ou qualquer outro tipo de especiaria seca que você tiver em casa.

Pode ir sem medo, vai ficar delicioso!

Queremos ver seu punch!

Se você gostou dessa receita e vai reproduzi-la em casa, poste a foto do cocktail ou um link para ela aqui nos comentários e nos ajude a mostrar pra esse Brasilzão como fazer cocktails não é complicado e pode tornar sua vida deliciosa!

Mais uma vez, foi um grande prazer encontrar com vocês e sempre lembrem: se forem dirigir, não bebam. E se forem beber, me chamem!

Mecenas: Ypióca Cinco Chaves

Link Youtube

Ypióca Cinco Chaves é uma produção limitada com garrafas numeradas. É o primeiro blend produzido após a destilaria cearense de 170 anos de tradição ser comprada pela Diageo em 2012.

As cinco chaves fazem referência aos cinco segredos para a produção de uma boa cachaça: qualidade da Cana, cuidado na fermentação, precisão na destilação Destilação, tempo para o envelhecimento e o talento humano na criação do blend.

Para tirar a prova real, o PapodeHomem levou alguns convidados para uma degustação às cegas da Ypióca e o resultado você vê nesse vídeo aqui.


publicado em 30 de Novembro de 2015, 11:16
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: