Como fazer o frango ao molho da sua mãe

Sabe, aquela deliciosa receita de sempre?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Ok, não é o da sua mãe.

Na verdade, é o da minha.

Mas a intenção é boa, juro.

A história começa comigo, morando em São Paulo e tendo um surto saudosista da casa da mãe. Como vocês bem sabem, surtos saudosistas vêm carregados de vontades específicas. Naquele momento era frango ao molho.

Alguns dias antes, eu tinha tentado comer nos PF's da vida o frango ao molho que tinha no cardápio, mas faltou aquilo, sabe?

Então, liguei pra minha mãe e pedi pra ela me ensinar como fazer o frango dela. Frango, na panela, com batatas e, às vezes, com algumas variações que dependiam do que tinha na geladeira. As mães têm dessas coisas, elas sabem conjurar alimentos com basicamente tudo.

Ela me explicou como era.

Foto da Cozinha de HG

Você vai precisar de:

  • Um quilo de coxa e sobrecoxa de frango (dá umas três ou quatro coxas/sobrecoxas);
  • 1 cebola grande;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 lata de tomate pelado;
  • Manteiga;
  • Limão ou vinagre;
  • Pimenta do reino;
  • Salsinha picada;
  • Sal.

A preparação não é difícil. Só tem que ficar ligado no timing das coisas.

Antes de tudo, separe os ingredientes e deixe pronto pro trabalho. Lave bem o frango com um limão ou vinagre e depois com bastante água, se não, o bicho fica fedendo e pode te dar uma salmonela, não é legal.

Depois, tempere o frango com sal, pimenta do reino e alho. Deixe no jeito.

Cebola e alho devidamente cortados, pegue uma panela média pra grande, com o teflon em dia.

Use o fogo médio para derreter a manteiga e refogar o alho picado e a cebola. Quando a cebola tiver "suado" (não queimado, por favor, isso demora um minuto, mais ou menos), junte os pedaços de frango até que dourem. 

Você vai notar que se forma uma raspinha no fundo. Nesse momento, adicione dois copos de água e limpe o fundo da panela, pro caldo tomar a cor e transferir isso pra carne. Faça algumas vezes (eu sempre faço umas cinco ou seis vezes).

Adicione os tomates e continue o processo de ir refogando tudo. Adicione água mais ou menos até a metade da panela e cozinhe por aproximadamente trinta minutos.

No final, você quem escolhe a consistência do molho. Prefere mais água, ponha mais. Prefere mais grosso, deixe cozinhar até chegar à consistência desejada. Pra finalizar, pode salpicar com um pouco de salsinha.

Minha mãe sempre faz com alguns legumes, principalmente batata. Nesse caso, é só cozinhar separadamente as batatas ou os legumes de preferência, adicionar e depois misturar, cozinhando tudo junto por uns minutos.

A essa altura, espero que você tenha sido esperto e feito arroz e feijão pra completar o almoço. 


publicado em 07 de Outubro de 2016, 17:23
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: