Como fazer iogurte caseiro e cremoso, passo-a-passo

Até quem tem preguiça de cozinha não vai ter problemas com esse iogurte

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Minha relação com a cozinha é oscilante. Quando sei fazer bem um prato (hamburguer de picanha com batatas rústicas, molho picante e uma salada no capricho, por exemplo), ainda que seja algo simples, tenho gosto em receber os amigos ou surpreender a namorada.

Já nos momentos em que me vejo com energia baixa e cansado do trabalho, meu olho parece buscar conveniência e praticidade.

Esse contexto é importante para entender como me rendi a essa receita, que, pelo título, me soaria como algo natureba e demorado demais pra se fazer.

Aprendi fazendo de primeira, seguindo as instruções de meu amigo Juliano Schreiber, que me recebeu em Timbaúba, próximo a Recife, onde passei alguns dias recentemente.

O que você precisa?

Aliás, essa marca "Leitíssimo" é boa pra caramba

  • um litro de leite integral
  • um iogurte integral (se for o desnatado funciona também, mas fica mais líquido e menos cremoso no final)
  • uma colher de leite em pó
  • uma chaleira de um litro
  • um pote de vidro ou plástico que feche bem
  • um cobertor (pode confiar)
  • uma caixa de isopor ou sacola térmica

Passo-a-passo:

Aqueça o leite na chaleira, até ficar no ponto conhecido como "banho de bebê". É quente o suficiente para o bebê ficar confortável, sem se queimar, assim queremos nosso leite.

Em seguida, misture no pote de vidro o leite aquecido, o iogurte e a colher de leite em pó, tudo de uma vez. Misture e chacoalhe bem. 

Feche o pote.

Envolva o pote num cobertor e o coloque dentro da caixa de isopor ou sacola térmica.

Enrole o pote todo mesmo, pra não bater nenhuma luz nele e depois de guardar na caixa de isopor ou sacola térmica, deixe descansando

Deixe quieto por 12 horas.

Abra e se delicie.

Rende esse potão – mas já tomei mais da metade do que fiz aqui em casa

O que fazer com esse iogurte?

Mil coisas. Pessoalmente, gosto de misturar com banana, mamão e uva passa, como na foto abaixo, do meu café da manhã de hoje. Misturar com granola também fica ótimo – tô no aguardo de uma amiga me compartilhar uma receita matadora de granola caseira, inclusive.

Preparo isso em cinco minutos de manhã, café da manhã saudável sem perder tempo

Impressionante como dá pra fazermos coisas mais saborosas do que compramos no supermercado quando conseguimos romper a barreira da preguiça, não?


Nota: quer ensinar nossa comunidade a fazer algo? Envie seu "deixa que eu faço" seguindo as instruções aqui. A casa agradece!


publicado em 03 de Julho de 2015, 15:19
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: