Como fazer panetone e chocotone — e impressionar sua família nesse Natal

Que tal colocar a mão na massa e preparar um panetone caseiro?

Lá vem, outra vez, o Natal. Reuniões de família, banquetes repletos de portentosos pratos, como o famoso e tradicional peru, as sobremesas feitas com as receitas secretas de cada membro da família e, claro, aquele café da manhã com um bom panetone.

Essa é uma daquelas iguarias que não podem faltar na mesa natalina. Normalmente as pessoas compram pronto, já que é um tanto complexo de fazer, mas a verdade é que colocar a mão na massa e preparar seu próprio panetone dá todo um outro sabor à refeição. Vale a pena tentar.

Achei essa receita aqui em um dos blogs de cozinha que mais gosto, o Receitas de Minuto. A Gisele Souza, que escreve e apresenta os vídeos, ensina o passo-a-passo de um jeito cuidadoso e com todos os detalhes. 

É só dar o play aqui embaixo e ser feliz.

Link Youtube

Ela separou também algumas informações importantes que copio, pra garantir que não vai passar batido. 

Dicas Importantes:

  • Conservação: Esse é um panetone caseiro sem os aditivos da industria por isso sua duração não é tão longa, assim como qualquer pão caseiro consuma no máximo em 3 dias. Mas se quiser congele por até 3 meses se bem embalado.
  • Úmido e Fofinho: Para manter ele úmido e fofinho por mais tempo, mantenha sempre fechado em um saquinho plástico.
  • Essência: Se não tiver, troque por essência de baunilha + raspas de limão e laranja.
  • Melhorador de Pão: No mercado existe um produto que vem em um saquinho (igual o de fermento seco) que chama Melhorador de Pão ou Melhorador de Farinha, se você achar é legal usar para deixar a massa mais fofinha e úmida.
  • Lecitina de Soja: Se você olhar na lista de ingredientes do Panetone Industrializado eles usam esse ingrediente e ele pode ser comprado em lojas de confeitaria ou mercadão, esse produto serve para seu Panetone ficar como os industrializados ou seja bem úmido e fofo por mais tempo, se achar e quiser usado coloque 1 colher (chá) para cada panetone de 500g.
  • Glicerina bi-destilada: Essa dica veio lá dos comentários do youtube e quem deu a dica foi o Wellington Oliveira, ele falou que ao adicionar na massa esse ingrediente ajuda a reter a umidade também, então Panetone mais úmido como os industrializado. Para essa receita ele recomendou usar 3/4 colher (sopa), ok? Ah! Mas é importante saber que a Glicerina usara aqui é a comprada em lojas de confeitaria e não na farmácia, ok?

publicado em 22 de Dezembro de 2016, 00:05
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura