Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como fazer pudim, passo a passo

É sempre bom aprender receitas novas. Com um pouquinho de sorte, a gente pode se tornar especial para alguém

Sabe essas brisas que a gente tem de vez em quando? Como quando a gente simplesmente lê, vê ou escuta alguma coisa, começa a imaginar um monte de outras coisas e de repente acorda se dando conta de que passou alguns bons minutos. Sabe? Pois é.

Recentemente, eu tive uma dessas brisas assistindo MasterChef Brasil. 

No meio de todo aquele teatrinho que a gente gosta eles fazem no programa, o Jacquin falou que determinado prato lembrava a infância dele. Falou que aquilo, de alguma forma, tinha aflorado as lembranças gustativas dele. Bom, foi nessa hora que eu parei pra imaginar: se um dia eu fosse um chef de cozinha, que comida da minha infância eu iria me lembrar?

Bom, eu não sou francês como o Jacquin (está vetado qualquer tipo de piada com o meu sobrenome), nem pretendo ser um chef, mas com certeza eu vou ter coisas da cozinha muito boas para recordar com saudade quando eu ficar velhinho e amargurado.

O cuscuz de milho com ovo e queijo derretido, da minha avó.

A gelatina colorida de natal, da minha tia.

O omelete com as sobras da semana, do meu pai.

O bolinho de chuva com miolo derretido, da minha mãe.

Pra falar a verdade, eu acho que nem vou precisar ficar mais velho pra sentir falta dessas coisas... Basta minha mãe me ligar no meio da semana pra perguntar o que eu vou querer almoçar no domingo para que as papilas fiquem em polvorosa.

A sensação de descobrir o bolo de cenoura escondido no microondas ou a busca implacável para encontrar o pudim de leite condensado na última prateleira da geladeira ainda na forma aguardando para ser a sobremesa do dia seguinte… Que sensação maravilhosa.

Até que chegou o dia no qual você e eu teremos o prazer de aprender a fazer um pudim igualzinho a esse. Saudades, pudim.

Com dedicação, a gente chega lá. Com sorte, a gente vai poder ter uma prato tão marcante na vida de alguém como essas pessoas tem comigo.

Agora, é só assistir o vídeo do PdH e mão na massa.

(Mãe, eu acho que aprendi. Me avisa a próxima vez que você for visitar a minha casa, tá?)

Com vocês a chefe Paula Belleza:

Link Youtube

Pudim de leite condensado

Para 6  pessoas

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 “lata”de leite
  • 3 ovos

Modo de preparo

Derreta o açúcar numa forma de furo no meio até virar caramelo. Reserve.

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos. 

Quando o caramelo estiver duro despeje o líquido batido na forma. Espere descansar 10 minutos para todas as bolhas saírem, e o pudim não ficar com furinhos.

Leve para assar em forno pré-aquecido 180˚C por aproximadamente 45 minutos ou até que coloque a faca e ela saia lisa.

Assim que pronto espere esfriar e leve para gelar por 2 horas.

Para desinformar aqueça a base da forma no fogo do fogão para o caramelo derreter. Coloque um prato por cima e vire a forma com o prato com cuidado para desinformar.

Prontinho.

Esse é o tipo de receita que gosto de dividir com vocês. Mostrar que a cozinha não é um bicho de sete cabeças e que com alguns truques fazemos receitas tradicionais num piscar de olhos. Mais receitas vocês encontram no meu canal no youtube MVQF – Minha Vó que Fazia e no meu site www.paulabelleza.com.br

Compartilha as dúvidas aqui nos comentários e me contem se gostaram da receita também.

Até a próxima ;)

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 15 de Janeiro de 2016, 14:55
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura