Como fazer refrigerante de laranja, passo a passo

Refrigerante caseiro, feito com fruta de verdade. Delícia.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Aposto que você adora refrigerante. Aposto, também, que sua consciência vive pegando no seu pé ao lembrar daquela matéria que você leu no Facebook, mês passado, sobre os problemas que produtos industrializados causam à saúde.

Se eu ganhei a aposta, você está no lugar certo.

Vou ensinar, não a prevenir diabetes (porque esse também vai bastante açúcar), mas a tomar um refrigerante de fruta de verdade, sem conservantes, corantes, e essas paradas todas que colocam nos nossos refris.

Vamos lá, então:

Pegue duas laranjas, dessas de fazer suco, e, com uma faquinha de serra, raspe um pouco da casca, não precisar ser muito, porque essa raspa vai servir apenas pra dar uma pequena acidez à bebida, e jogue numa panela pequena, ou numa frigideira alta – não ligue o fogo ainda.

Aí, você vai cortar as laranjas no meio, e espremê-las o máximo que conseguir.

Pegue esse suco que você extraiu, jogue na frigideira, e, em seguida, adicione meio copo de açúcar – agora sim, acenda o fogo.

Em fogo baixo, vá mexendo essa mistura de suco de laranja, açúcar, e as raspinhas da casca, deixando reduzir, até que fique na panela só metade do volume inicial. Vai ficar um tanto espesso, e é essa textura que você quer. Vire num copo, deixe esfriar, e, ao esfriar, coloque na geladeira por uma meia hora.

Esqueci de um detalhe (mentira, não é detalhe não, é essencial). Antes de começar todo o processo, coloque na geladeira uma garrafinha de uns 600ml de água com gás, e deixe lá gelando.

Passados os 30 minutos, e assim que sua água estiver trincando, pegue o xarope de laranja que você mesmo fez, coloque metade num outro copo, e encha o resto com a água. Experimente.

Garanto que você nunca se sentiu tão saudável bebendo algo com tanto açúcar. Pelo menos, dá pra fugir dos acidulantes, e, pelo menos, é de fruta de verdade.

É isso aí.  


publicado em 26 de Fevereiro de 2016, 13:10
10857848 647502578692412 927192747983874080 n

Renato Cardoso

Educador, hamburgueiro, músico de rolê de sexta à noite, amante de cinema e escritor nas horas vagas - mesmo sendo elas raras.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: