Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como fazer um estilingue, atiradeira, baladeira, bodoque, funda, fisga, setra, baleeira

Para não deixar cair no esquecimento o bom e velho brincar

Tenho boas e ternas lembranças do meu avô (que está vivo, vale dizer, apesar de bem velhinho).

Ele foi a minha ponte de contato com uma vida que eu nunca vivi.

Em suas narrativas, todo tipo de histórias. Lendas e causos sobre fazendas, viagens, animais que eu só conhecia dos livros e figuras mitológicas que, pra mim, eram pura fantasia.

A forma como ele agia no cotidiano era diretamente associada a esse modo de vida. Eu, um garoto extremamente conectado com meus brinquedos eletrônicos e com os hábitos da cidade, achava aquilo tudo por demais arcaico, bobo, simplório.

Mas, como toda regra tem sua exceção, ao mesmo tempo em que eu nutria esse certo desdém, lá no fundo, algo em mim ressoava forte.

Agora, entrando em contato com esse vídeo do Manual do Mundo, que ensina como fazer um estilingue, tive a clara lembrança do esmero com o qual ele colhia um galho da goiabeira para fazer a forquilha.

Ainda consigo recordar claramente o cuidado com o qual ele tirava a casca da madeira, como raspava com a faca para fazer o calço para a tira de borracha e como podia passar horas finalizando o galho nos seus mínimos detalhes, até obter o resultado que queria.

Era tedioso quando eu tinha 9 anos de idade. Mas, agora, rapaz barbudo, não posso dizer que não era bonito.

Um dia, quero ensinar uma criança a fazer um estilingue como meu avô fez comigo. Mas, agora, enquanto isso, compartilho com vocês esse vídeo que ensina de forma bem parecida o processo que ele usava.

Espero que gostem.

Link Youtube

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 06 de Dezembro de 2015, 18:59
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura