Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como fazer um mini gol com canos de PVC

É prático, barato, leve, fácil de fazer e muito útil. Só coisa boa

Se você já leu algum outro texto meu e se atentou à descrição do autor deve saber que eu cresci no litoral. O que você não deve saber ainda é que eu sou, mais especificamente, de Santos (SP): uma das praias mais sem graça do litoral de São Paulo admito , mas com certeza a melhor para jogar bola.

Foi com essa relação diferente com a praia que eu vivi 18 anos lá. Jogando bola quase todo sábado de férias, a gente reunia oito, dez, doze, quinze, vinte, trinta moleques e as histórias de dias como esses vão permanecer como algumas das minhas melhores memórias de adolescente.

Para tudo isso acontecer, além do material humano, era necessário uma bola e no mínimo quatro bicicletas para fazer as traves. A gente virava elas de cabeça pra baixo e transformava num gol do tamanho que quisesse: cinco, dez, vinte pés. É um excelente exercício de resignificação dos objetos. A bicicleta é, ao mesmo tempo, nosso meio de transporte preferido e nosso gol.

Mas com o passar dos anos, o ‘gol de bicicleta’ não era mais o suficiente. Seja porque as nossas bicicletas ficaram melhorzinhas para ficar na areia, porque nossos aros estavam ficando tortos de tantos chutes ou porque sempre dava briga quando a bola passava por cima da trave improvisada. Portanto, quando a gente ia fazer um amistoso ou qualquer jogo um pouquinho mais sério, a gente sempre recorria à trave de PVC.

Eis que preparando mais um Deixa que eu faço encontramos esse vídeo do Manual do Mundo em que eles ensinam a fazer uma trave com canos de PVC gastando menos de R$ 40 de maneira bem simples e didática.

Você não precisa ter nascido na praia como eu para aproveitar essa dica. Traves de PVC são práticas, baratas, leves e fáceis de fazer, além de úteis para qualquer pessoa que joga bola de vez em quando em terrenos duvidosos e improvisados ou quem tem uma criança na família. Convenhamos, quase todo mundo.

Assista ao vídeo, seja feliz, e depois nos conte como ficou.

Link do Youtube

Dicas extras:

  1. Uma das grandes vantagens da trave de PVC é que ela é leve e fácil de carregar. Mas se você quiser dar mais estabilidade à trave, uma alternativa às pedras, é encher os canos de areia mesmo. Se você estiver numa praia, com certeza a disposição de areia será maior do que a de pedrinhas.

  2. Você é livre para “alterar a receita” e adequá-la a sua realidade. Se você tem um campinho de várzea ou se você vai colocar um goleiro, um gol com as medidas do vídeo será muito pequeno. Corte os canos em pedaços maiores, mas certifique-se de que o gol ficará simétrico.

    Os ingredientes são bem simples, mas você pode alterá-los.

     

  3. Se você for aproveitar o verão e utilizar o seu golzinho na praia, você pode simplificar e fazer apenas a trave principal (sem as bases de sustentação atrás). Nesse caso, para garantir que o gol vai ficar firme, você finca o cano na areia como se fosse um guarda-sol.

  4. Perder ‘tês’ e ‘cotovelos’ é a coisa mais comum do mundo. Você dificilmente se esquece de um cano de mais de um metro, mas os encaixes acabam se perdendo com muito mais frequência do que se imagina. Nesse caso, faça uma contagem antes de sair do futebol ou compre uns conectores reservas.

  5. Você pode aproveitar o resto dos canos velhos que você tem no quartinho dos fundos da casa, mas vale a pena investir numa lixa e numa serrinha boa. Afinal de contas, essas coisas não estragam e você vai utilizar mais de uma vez, com certeza. Só não vá esquecer onde você guardou.

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 08 de Janeiro de 2016, 15:29
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura