Como fazer um rack de pallet para guardar sua bike

Para adicionar um pouco de mão-na-massa à sua rotina de bike

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Andar de bike em qualquer cidade é uma ótima experiência. Você consegue sentir a cidade de perto, chegar rápido onde quer e ainda fazer a sua parte pra melhorar o trânsito.

Eu estou vendo cada vez mais gente colocando suas magrelas para funcionar aqui em São Paulo e imagino que muitas dessas pessoas tenham um problema parecido: como fazer pra colocar a bicicleta num lugar de fácil acesso, sem ocupar muito espaço.

Por isso, resolvi compartilhar esse projeto, busquei algumas referências e fiz um projeto de construção simples e funcional.

Espero que ele ajude mais gente a continuar ajudando a cidade.

É um rack feito a partir de um pallet e ferramentas que muita gente tem em casa.

O projeto é bem  simples e funcional, super bacana para quem tem pouco espaço. Fica legal até na sala de casa ou no quarto. E ainda permite guardar o capacete, garrafa de água ou outras coisas nas prateleiras.

O material é o seguinte:

  • 1 Pallet
  • Martelo ou pé de cabra
  • Furadeira
  • Serrote
  • Serra tico-tico ou de arco
  • Parafusos autoatarraxantes
  • Chave Philips
  • Metro ou trena
  • Lixa 100
  • Cola branca

Primeiro, desmonte o pallet. É mais fácil usando o pé de cabra mas totalmente possível com o martelo. 

O segredo é conseguir puxar ou bater as pontas dos pregos quando possível, ao invés de puxar as madeiras junto com os pregos. Isso vai evitar quebras e você vai conseguir aproveitar mais material.

Depois, você vai precisar medir a distância entre a ponta do guidão da bike e o meio do quadro, onde ela vai ser pendurada.

Marque e corte quatro pedaços de madeira com uns 5cm a mais do que esta medida. 

Depois de cortados, lixe as faces e as laterais para facilitar o resto do trabalho e dar um acabamento melhor.

A dica é usar um toco de madeira para segurar a lixa, o acabamento fica mais plano e você vai ficar com menos bolhas nos dedos.

Meça a espessura do tubo superior da bike, inclua a medida dos cabos se tiver.

Marque, em duas peças, recortes em ângulo como os da foto, a largura desses recortes deve ser 1 ou 1,5 cm maior do que o diâmetro do quadro da bike e dos cabos juntos para facilitar na hora de colocar e tirar a bike. Corte com a serra tico-tico e lixe.

Teste as peças no quadro e defina a distância que os suportes podem ter entre si. Marque e corte um pedaço de madeira nessa medida. Essa peça vai ficar contra a parede e segurar todo o suporte. Faça dois furos da espessura dos parafusos que vão na parede.

A dica é: para todos os furos para parafuso, use uma broca um pouco (5mm) maior do que o parafuso para que ele passe livremente.

Marque a espessura da peça com o recorte contra o fim da peça que vai contra a parede e faça dois furos bem no centro dessa marca, em cada um dos lados da peça.

Legenda

Fure, passe cola e parafuse as peças com encaixe, como na foto, deixando os encaixes paralelos.

Prenda as outras peças maiores nas laterais externas do suporte, use cola e dois parafusos para cada lado. Se você prender por dentro, as cabeças dos parafusos vão aparecer menos.

Com isso montado, meça a largura total da peça e corte mais dois pedaços com essa medida. Lixe, fure e parafuse um em cima e um em baixo usando cola e dois parafusos em cada lado.

Depois de montado, é legal dar uma lixada geral nas laterais para tirar as irregularidades da montagem e nos cantos para a peça ficar mais confortável ao toque.

Se você quiser caprichar mais, pode dar acabamento com seladora, verniz (os melhores são os à base de água), com cera ou até com óleos específicos, como fazem os marceneiros das antigas.

Daí, é só prender na parede.

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 18 de Setembro de 2015, 00:00
Perfil site

Ricardo Heinrich

Formado em administração e sempre teve a marcenaria como hobby. Um dia tomou coragem e foi pedir para ser aprendiz em uma das melhores marcenarias de São Paulo e, para sua sorte, foi aceito. Hoje tem uma movelaria, a Obi, onde passa o dia com a mão na massa, tem convicção que tem a melhor profissão do mundo e acredita que da pra melhorar a vida das pessoas fazendo o que quer que você faça com o coração.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: