A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como fazer uma cabeceira almofadada pra sua cama

Muitas vezes a gente compra uma cama box e ela vem sem cabeceira. Muitos nem se importam com isso e seguem a vida. De qualquer forma, uma bela cabeceira faz toda diferença não só na apresentação do seu quarto, como também pode adicionar um conforto extra na hora de ler um livro ou ver um filme antes de dormir. Vale um bom investimento.

Mas você já pensou na possibilidade de fazê-la você mesmo ao invés de comprar pronta?

Preparamos um vídeo no Oficina de Casa ensinando como fazer uma cabeceira almofadada, combinando o tecido com o restante da decoração de seu quarto. Acredite, a construção é bem mais simples do que pode parecer à primeira vista.

Basicamente, o processo passa por definir o tamanho da cabeceira que deseja, comprar a madeira para sua base já cortada, em alguma madeireira ou home center, colar a espuma , esticar o tecido e pronto.

Detalhei melhor o procedimento no site do Oficina de Casa.

Defina o tamanho desejado para poder cortar o compensado da base. Cole uma espuma de 5 cm de espessura neste compensado e depois comece a esticar o tecido. Antes de colar a espuma não se esqueça de fazer os furos para pendurá-la na parede.
Este esticamento deverá ser feito seguindo os sentidos de uma cruz, ou seja, primeiro estique um pouco do tecido no sentido do comprimento maior da peça, em ambos os lados, indo do meio para as pontas. Depois comece a esticar no outro sentido e vá intercalando os esticamentos prestando atenção para que não surjam dobras ou defeitos pela parte da frente.
A medida que for esticando o tecido, acompanhe o resultado na frente para que possíveis defeitos sejam corrigidos no decorrer do trabalho. Finalize os quatro cantos por último, caprichando no arremate do tecido para que fique bem acabado.

Daí, é só pendurar na parede.

Quando mostrar para as pessoas sua nova cabeceira e revelar que foi você quem fez, aposto que vai se surpreender.

Fica lançado o desafio.

Link Youtube

Materiais utilizados


  • Espuma macia 50 mm (1,50 m x 0,80 m);

  • Compensado 15 mm (1,50 m x 0,80 mts);

  • Adesivo de contato para tapeçaria (¼ de galão) ou spray;

  • Tecido ou couro (2,5 m lineares de tecido com 1,40 m de largura)

  • Gancho em L com bucha 8 mm (2 peças)

Ferramentas utilizadas


  • Grampeador de tapeceiro com grampos;

  • Trena;

  • Estilete;

  • Lápis;

  • Alicate;

  • Faca de tapeceiro;

  • Furadeira;

  • Broca chata 1 ½ pol;

Para conhecer mais sobre o Oficina de Casa

Nota do Editor: O Marcelo Aguilera é arquiteto, anfitrião do Oficina de Casa - que já esteve outra vez no PapodeHomem -, e se disponibilizou para apresentar à comunidade os seus tutoriais e guias sobre como cuidar de casa e colocar a mão na massa. Estamos bem felizes em recebê-lo por aqui, por isso, gostaríamos de sugerir que vocês vejam também os outros canais deles. Há uma série de boas dicas para quem gosta de fazer suas próprias coisas.


publicado em 23 de Agosto de 2013, 11:50
43b38d1212b76761938f58f388fd595b?s=130

Marcelo Aguilera

Administrador de formação, arquiteto pela prática, co-fundador do Oficina de Casa, autodidata em tudo que se interessa, apaixonado por oficinas, ateliês, ferramentas, máquinas, gastronomia, design, desenho, artes e um mundo de outras coisas. Sempre interessado em como as coisas são feitas.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura