Como fazer uma câmera pinhole com caixa de fósforo

Atenção amantes da fotografia: entrando na pegada do “Faça Você Mesmo”, e com muita criatividade, hoje vamos te ensinar a criar a sua própria câmera pinhole.

Como o nome sugere, a câmera pinhole consiste em uma câmara escura por onde passa luz apenas por um pequenino orifício (hole) produzido pela ponta de um alfinete (pin), que faz as vezes da lente.

Neste DIY, utilizamos a caixinha de fósforo, que encaixa com o filme 35mm, mas pode ser feita com lata de alumínio como caixa escura, utilizando papel fotossensível, dentre outros materiais.

abertura02

 Material necessário:


  • Uma caixa de fósforo vazia;

  • Um novo rolo de filme 35mm (qualquer asa, mas a 400 é a mais versátil);

  • Um rolo vazio de filme 35mm com 1 cm de filme para fora (pergunte nos laboratórios de foto, eles podem ter algum);

  • Um cartão fino (a caixinha onde veio o filme serve);

  • Uma lata de alumínio vazia e limpa;

  • Fita isolante preta;

  • Uma agulha de costura fina ou um alfinete;

  • Tesoura;

  • Estilete;

  • Uma canetinha preta.

FOTO1

Remova a parte de dentro da caixa de fósforo. Marque um quadrado de 24mm exatamente no centro da caixa. Se você quiser fotos num formato padronizado, marque um retângulo de 36 X24 mm. Cuidadosamente, recorte a forma do frame com um estilete ou tesoura, mantendo as bordas o mais reto possível. Qualquer aresta do papel pode aparecer em volta de cada foto, o que pode ser interessante também.

FOTO2

Para reduzir reflexos internos na câmera, pinte a parte interna da “bandeja” da caixa de fósforo com uma caneta preta. Tente pintar dentro da “capa” da caixa de fósforo também.

FOTO3

Exatamente no centro da “capa” da caixa de fósforo, marque um quadrado de 6mm e, cuidadosamente, corte este quadrado, mantendo as bordas retas e evitando fibras sobressalentes que podem escurecer a imagem nas laterais. (Obs.: cobri a caixinha de fósforo com tecido para poder reutilizá-la depois, podendo colar e descolar as fitas sem rasgar a caixa, mas não é essencialmente necessário).

FOTO4

Fazendo a lente pinhole

Corte um pedaço de alumínio da lata: um quadrado em torno de 15 mm. Apoie o alumínio em um papelão ou cartão um pouco mais grosso e, usando uma agulha ou alfinete, pressione delicadamente o centro do quadrado de alumínio. Gire a agulha entre seus dedos enquanto faz isso. Não pressione muito forte com a agulha para não passá-la completamente. A ideia é fazer um furo bem pequeno e sem arestas.

FOTO5

O diâmetro ideal do pinhole é 0,2 mm. Quanto maior o furo menos nítidas serão as imagens produzidas pela câmera.

FOTO6

Pinte com a canetinha preta a parte de trás da sua “lente”. Novamente, para reduzir reflexos de luzes internas na câmera.

FOTO7

Coloque o alumínio em cima da caixa de fósforo, fazendo com que o furo esteja exatamente no centro do quadrado pequeno recortado da “capa” da caixa de fósforo.

FOTO8

Fixe o pedaço de alumínio na caixa usando a fita preta, vedando os quatro lados do quadrado.

FOTO9

Adicionando um disparador

É possível usar um pedaço de fita adesiva em cima da sua “lente”, que irá controlar a entrada da luz à medida que você descola e cola a fita. Mas, um disparador deslizante pode ser bem mais fácil de usar. Corte dois pedaços de cartão (pode ser a caixinha onde veio o filme), um quadrado de cerca de 32mm e um retângulo de 25mm x 40mm. No pedaço quadrado, corte um pequeno quadrado de cerca de 6 mm no centro.

FOTO10

Cole um pedaço de fita isolante preta na parte de trás do pedaço retangular para prevenir reflexos internos.

FOTO11

Coloque o pedaço quadrado em cima do buraco de agulha e passe a fita preta nas três extremidades, deixando a extremidade de cima livre por onde irá deslizar o disparador feito de cartão retângular.Cheque se o disparador pode ser empurrado para baixo o suficiente para cobrir completamente o furo.

FOTO12

Carregando a câmera

Primeiro, apare aquela parte ligeiramente menor do filme novo, cortando a borda o mais reto possível. Se o teco de filme da bobina vazia não estiver cortado bem reto, apare esse também. Puxe um pouco de filme da bobina cheia e passe pela caixa de fósforo. Certifique-se de que o lado da emulsão do filme (o lado não brilhante) esteja virado para o buraco de agulha.

FOTO13

Usando uma fita adesiva transparente, emende os fins dos dois filmes um no outro. Tente alinhar as bordas o máximo possível para que o filme passe mais facilmente da bobina cheia para dentro da bobina vazia. Para facilitar o giro, coloque o anel da lata de alumínio no eixo da bobina vazia.

FOTO14

Deslize a bandeja da caixa de fósforo para dentro da “capa”. Gire o eixo da bobina vazia de maneira que o filme que estava sobrando entre nele.

FOTO15

Certifique-se de que as bobinas de filme estejam bem próximas à caixa de fósforo até não ser possível ver o filme passando da bobina para dentro da caixa.

O filme está carregado! Agora é preciso apenas vedar as possíveis frestas da câmera.

À prova de luz

É muito importante que nenhuma luz entre na câmera senão pelo buraco da agulha. A fita isolante preta é muito eficaz nisso. Os lugares mais importantes para se vedar são entre as bobinas de filme e a caixa de fósforo. Use duas camadas e tenha certeza de que estão bem presas. Tome cuidado para colar em torno dos eixos das bobinas (e não em cima deles) para não impedir que o filme seja enrolado.

FOTO16

Se você usou uma caixa de fósforo de papelão, e até mesmo uma de madeira fina, é possível que vaze um pouco de luz pela parte de trás da caixa, principalmente em situação de muita luz. Isso pode dar à suas fotos um efeito vermelho manchado. Se você não quer isso, sele a parte de trás e as laterais da caixa de modo que não apareça mais nenhum pedaço dela.

FOTO17

Se o eixo da bobina estiver um pouco frouxo, isso pode atrapalhar na hora de girar o filme entre uma foto para outra. Para mantê-lo firme, insira um pedacinho de tecido ou papel fino, como papel higiênico, na base da bobina e cubra com a fita preta. Não deixe muito apertado senão isso pode dificultar rebobinar o filme.

FOTO18

É isso! Sua câmera pinhole está pronta para usar! Certifique-se de que o disparador esteja fechado. Para passar o filme após um “click” e outro, vire o eixo da bobina vazia em sentido anti-horário cerca de 6 voltas para os quadros de 24mm o lado ou 8 vezes para os de 36x24mm.

FOTO19

Na hora de “clicar” a foto, tente deixar a câmera o mais imóvel possível e lembre-se de que a velocidade do shutter é completamente manual: você controla o tempo que o filme receberá luz. Dependendo da condição de luz da cena, deixe o pinhole exposto de 2 à 5 segundos e depois feche. Pronto! Você acabou de tirar sua foto!

Fotos obtidas com a câmera desse texto
Fotos obtidas com a câmera desse texto

Ajude o Compro de Quem Faz

O Compro de Quem Faz é um movimento a favor de artistas e artesãos criativos e independentes de todo Brasil. O projeto tem como objetivo incentivar o sustentável e o local por meio do apoio às pessoas que utilizam a economia criativa como fonte de renda e amam o que fazem.

Link Vimeo

O CDQF quer gravar mais vídeos como este, que disseminem a importância da valorização do artesanal, do criativo e do nacional! Se você se interessar pelo movimento, visite o site para saber mais, e se quiser ajudar com o projeto, é só vir por aqui para apoiar.

Você gostaria de ensinar algo?

“Deixa que eu faço” é a nova série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente no e-mail deixaqueeufaco@papodehomem.com.br.

E, caso faça um dos tutoriais já publicados, põe a hashtag #deixaqueeufacopdh pra compartilhar com a gente. As mais legais a gente solta no Instagram do PapodeHomem.


publicado em 31 de Outubro de 2014, 14:18
File

Marcela Lima

Mãe de dois gatos e procrastinadora curada. Descobriu ainda criança sua paixão por todas as formas em que a arte se manifesta. É amante de culturas diversas, quadrinhos, animações, costura, café sem açúcar e boas histórias, e faz parte da equipe do Tanlup.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura