Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Como fazer uma sacola retornável com uma camiseta velha (sem costura)

Uma forma bem simples de fazer uma sacola legal, com uma estampa de sua escolha, e ainda diminuir seu consumo de plástico

Não deve haver um ser humano que more em uma cidade e não tenha de ir ao mercado algumas vezes. Alguns vão pouco, são planejados, sabem como reunir a lista perfeita de compras e conseguem fazer isso, digamos, uma vez ao mês.

Mas nem todo mundo pode se dar a esse luxo. Muitos vão frequentemente fazer compras e o resultado disso é um imenso acúmulo de sacolas plásticas.

Uma estimativa do Instituto Akatu diz que um brasileiro médio usa cerca de 880 sacolas plásticas por ano. Multiplique isso por uma cidade como São Paulo ou a totalidade de pessoas vivendo no Brasil e podemos ver que o desperdício e descarte de material plástico é um problema dos grandes. Especialmente se considerarmos a sua resistência à decomposição – alguns demoram até 200 anos para se decompor.

Esse vídeo do Manual do Mundo não é a solução definitiva, mas sem dúvida, ajuda a diminuir o consumo individual de plástico, para aqueles que estiverem dispostos a tentar, aproveitando uma camiseta velha para fazer uma daquelas sacolas retornáveis de supermercado.

O melhor do tutorial é que ele é pensado para ser feito totalmente sem costura. Basicamente, tudo o que você vai precisar é de uma tesoura e a própria camiseta a ser reutilizada.

Aqui embaixo, o tutorial em vídeo.


E aí, alguém topa tentar?

Você gostaria de ensinar algo?

“Deixa que eu faço” é a nova série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente no e-mail deixaqueeufaco@papodehomem.com.br.

E, caso faça um dos tutoriais já publicados, põe a hashtag #deixaqueeufacopdh pra compartilhar com a gente. As mais legais a gente solta no Instagram do PapodeHomem.



publicado em 20 de Fevereiro de 2015, 19:05
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura