A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como fotografar uma mulher nua (e leitores podem participar)

Já vi a cena antes. No meio do calor da pegação, o cara vira para a moça e diz:

“Tenho uma Polaroid.”

Vi mesmo. Essa cena está em Lúcia e o Sexo, do diretor espanhol Julio Medem.

Link YouTube |

Quantas outras pessoas já não fizeram o mesmo?

Por ter trabalhado um tempo para algumas revistas conhecidas (como VIP, Alfa e Revista Up!), fotografando mulheres nuas e seminuas, me perguntam muito sobre os segredos de como fazer uma bela foto de nu. Fotografar a Gisele Bündchen deve ser muito fácil, com sua beleza tida como perfeita. Mas, na maior parte do tempo, minhas fotografadas eram modelos não tão famosas ou mesmo mulheres normais, com suas belezas características.

Uma tinha o nariz um pouco maior.

Outra estava um pouco acima do peso.

Outra tinha os pés grandes.

Uma ficava nervosa com tanta gente vendo-a com pouca roupa a ponto de não conseguir passar sensualidade alguma nas fotos.

E tudo isso é normal. E fica menos complicado com a prática. Com o tempo fui pegando algumas manhas que vou tentar compartilhar com vocês. Só não espere uma receita pronta e infalível porque não há: se você quer realmente fazer fotos de nu que tenham alguma relevância, é preciso estudar muito, se dedicar realmente à fotografia e à arte, conhecer os mestres do passado e do presente. Se fosse fácil e tivesse um manual para isso, todo mundo estaria fazendo as capas da Playboy.

Passo a passo

Não vou entrar no mérito do convencimento, pois isso é com vocês. Mas digamos que já convenceu sua namorada, esposa ou amiga a tirar a roupa para suas lentes. E digamos que você realmente está interessado em fazer uma bela imagem, com um pouco de arte e bom gosto.

Escolha o tom da foto: ou seja, o clima que o ensaio terá. Se é uma imagem mais naturalista, com luz natural, tudo muito suave, sem aparentar muita produção; ou se é em local fechado, como uma casa ou uma locação. Ou então se vão partir para uma boa pornografia (com estilo). Existem grandes pornógrafos cujos trabalhos são hoje elevados ao nível de arte, muitas vezes ilustrando revistas de moda, museus e até caríssimas campanhas publicitárias. Procure no Google por Terry Richardson, Nobuyoshi Araki ou mesmo Helmut Newton, que bradava com orgulho ser um pornógrafo antes de se considerar fotógrafo.

Como fotografar uma mulher nua
O clima da foto é a primeira coisa a se pensar. Mais natural, outdoor e com luz ambiente ou algo mais safado, indoor e com toda uma produção? Cada caso é um caso (Créditos: imagem 1 - Terry Richardson; imagem 2 - Mauricio Nahas/Revista Playboy)

Pense na produção: com o clima definido, você parte para a produção e a escolha da locação. Lingeries, peças de roupas que podem ficar sensuais na menina, acessórios (ou nenhuma das anteriores, afinal estamos falando sobre fotografia de nu). Diga a ela para levar peças do próprio guarda-roupa: calcinhas legais, peças sensuais, camisetas. Uma ideia bacana é você convidar aquela sua amiga que entende de moda para ajudar nisso e cuidar da escolha das peças. Você ainda pode investir um pouco e comprar alguma lingerie mais sexy.

Como fotografar uma mulher nua
Parece estranho dizer isso, mas antes de tirar a roupa da menina na frente da câmera, você deve vesti-la. Escolha as roupas e os acessórios que combinam mais com o clima: pode ser um suspensório ou um pirulito (Créditos: imagem 1 - Luciano Munhoz/Revista VIP; imagem 2 - Terry Richardson/GQ)

Saiba que mais importante que uma boa câmera é um bom olhar: talvez você não saiba, mas Terry Richardson fotografa grandes campanhas com uma compacta automática. Eu sei que muitos vão dizer: “Ok, ele fotografa com uma compacta, mas a modelo é a Kate Moss!” Na verdade, o importante é o estilo. Se é isso que você quer, se tem a ver com a linguagem proposta e você acha que pode ficar bom, manda a ver, sem medo de ser feliz!

Os celulares de hoje em dia possuem câmeras de boa qualidade e estão sempre à mão. Vai que surge uma ocasião como a de Lucia e o Sexo e, na hora, resolvem fazer umas fotos mais quentes e tudo o que você tem na mão é o celular. Dá para fazer alguma coisa boa? Claro que dá! Vai do seu olhar. Seu olhar é o que vai fazer toda a diferença e não o equipamento.

Além disso, existem centenas de aplicativos de smartphones que têm os mais variados filtros para usar nas fotos e fazem com que elas percam aquela cara de videocassete antigo, ganhem uma roupagem mais vintage ou mais moderna. Brinque à vontade com isso.

Como fotografar uma mulher nua
O perfil de instagram @el_temo_ coleciona belas imagens de nudez (algumas feitas por ele, outras garimpadas por aí). Você também pode conseguir bons resultados com a câmera do seu celular

Se optar por câmeras manuais, seja um profundo conhecedor de seus recursos: um belo recurso para usar é o desfoque. Ao contrário do que muitos pensam, a falta de foco não é um problema, mas sim uma linguagem quando bem empregada. Use grandes aberturas de lente para garantir que terá mais desfoque. Isso fará com que o fundo fique mais borrado, num caso mais clássico, ou então irá disfarçar aquela celulitezinha no bumbum da moça, num caso mais específico. Só não desfoque o olho! Desfocar o olho é pecado.

Como fotografar uma mulher nua
Caso opte por uma câmera semi ou profissional, conheça-a a fundo. Assim, entre outros, conseguirá desfocar apenas o que interessa. Na primeira imagem, o fotógrafo privilegiou o quadro em vez da mulher; na segunda, o rosto ganhou destaque, ao invés do corpo (Créditos: imagem 1 - Ralf Roletschek; imagem 2 - SuicideGirls)

Pense na luz: qual luz é a melhor? Como falamos antes, vai do clima da foto.

Para algo mais cru e selvagem, o flash da sua compacta é a luz. Ela é cruel, dura, chapada de frente, dá brilhos na testa e em outras convexidades do corpo, e todos os defeitos, detalhes e cores virão de forma muito nítida.

Se a ideia é algo mais suave e sublime, procure uma luz indireta vinda de uma janela. Essa é uma luz suave, cheia de nuances e faz muito bem para a pele de uma mulher. Quanto maior a janela, mais bonita e clássica é a luz.

Mas ainda temos a possibilidade de uma luz do sol,  muito viva numa praia, ou entrando recortada por uma veneziana. Tem a luz baixa de uma abajur que pode revelar apenas a silhueta dela e esconder seus defeitos na penumbra. Lembre-se sempre do clima e não queira fazer uma foto de biquíni com um abajur, ou algo vai ficar fora do ponto.

Como fotografar uma mulher nua
Luz e sombra servem para ressaltar bons atributos (e, em contrapartida, esconder aquilo que não interessa, como uma celulite ou objetos de fundo) (Crédito: imagens - Luciano Munhoz/Revista VIP)

Tenha bom senso nas poses: vale empinar a bundinha? Vale pôr o dedinho na boca? Vale tudo? Não vou dizer que vale tudo. Mas vou repetir mais uma vez: "pense no clima". Se o clima é suave, não coloque-a em poses mais vulgares.

Como fotografar uma mulher nua
Vale chupar gelinho? Vale. Vale rasgar ursinho? Vale. Tudo depende do clima (Créditos: imagem 1 - Terry Richardson/GQ; imagem 2 - Steven White/FHM)

Um dia de fotógrafo

Tá legal, eu dei um monte de dica e você vai me perguntar: "Como é que você faz no seu trabalho, com alguém que não é sua namorada? Como é o processo todo?"

Geralmente, eu chego numa locação com a produção que foi toda armada pelo pessoal da revista. Muitas vezes eu não conheço pessoalmente a fotografada e não há o mínimo de  intimidade. Aí, não resta nada às meninas a não ser confiarem em mim.

Após um breve reconhecimento da locação, já começo a imaginar qual clima é possível criar – se uso uma janela, se faço no jardim, na piscina ou na cama do quarto. Em seguida, vamos conversando sobre as ideias com a produtora de moda da revista e com o maquiador. Nesse tempo, eu procuro ir conversando com a modelo, tentando descontrair o ambiente, mas sempre com muito respeito, fazendo com que ela confie cada vez mais em mim. Por mais que tenha uma mulher bonita de lingerie na minha frente, é inadimissível para mim agir como eu agiria se fosse minha namorada nua na minha frente. Eu sou um profissional e é assim que eu tenho que me comportar. Já pensou se um ginecologista se deslumbrasse com cada paciente que atendesse? Sua carreira acabaria na primeira semana.

Enquanto tudo isso vai acontecendo, ao mesmo tempo eu já passo as coordenadas para o meu assistente de como iluminar a cena. Assim que a modelo fica pronta, eu já fiz uma análise dos seus atributos físicos (sem que ela notasse) e são esses pontos que eu vou favorecer ou disfarçar – seja com um ângulo de câmera, seja com a luz (ou sombra) ou até mesmo com uma peça de roupa. Dessa maneira, já começamos bem, sem que os defeitos dela sejam ressaltados.

E eu começo devagar, falando baixo, um pouco mais afastado, elogiando-a a todo momento. E conforme ela ganha confiança em mim e fica mais descontraída, aí sim eu parto para coisas mais ousadas como pedir para tirar mais uma peça de roupa ou tentar uma pose diferente. Se ela topa, ótimo; se não topa, ok. Nunca forço a barra e sempre trabalho bem dentro dos limites de cada pessoa.

Isso é o mais importante num ensaio de nu: o respeito mútuo. E respeito é o mínimo que qualquer homem pode dar a uma mulher que se despe em sua frente.

Mecenas: Unique

Unique
Ok, agora você já sabe fazer fotos de mulher nua até com um simples smartphone. É hora de botar mãos à obra!

A Unique está com uma promoção especial para os leitores que querem testar os ensinamentos desse artigo com suas amigas ou namoradas. Funciona assim: você faz fotos sexy de uma gata com Unique escrito no corpo, numa folha de papel ou mesmo com a embalagem na foto... 

Depois de fazer as fotos, mande-as para apimentadas@papodehomem.com.br até o dia 31 de maio. Os autores das 50 primeiras fotos que recebermos ganham um kit da Unique. Simples assim: fez foto, mandou pra gente, ganhou.

As melhores fotos entram aqui no post do PapodeHomem e a melhor ganha também um livro de fotografia de nu fodão.

UPDATE DE FOTOS

Não poderíamos começar este update com as fotos das leitoras de maneira melhor.

Uma colaboração sensacional: o leitor Leonardo mandou a foto instagramada desta loira espetacular e molhada. E pensar que a gente viveu tantos anos sem câmera no celular...

Loira do Leonardo
Loira do Leonardo

Ahhh, decote... O decote está para o homem assim como o frango de padaria está para o cão abandonado. Uma leitora nossa fez uma bela foto do seu decote e mandou. Neste momento, editores salivam.

Leitora anônima
Leitora anônima

Nícolas Bargiela (@nicolas_modesto), integrante e colunista do Geek Brasil, mostra que nerds e geeks também curtem uma safadeza. Ele fotografou a Princesa Le... Mentira. Fotografou a deliciosa Isabelle. Coisa fina.

Isabelle
Isabelle

Nossa leitora Giuliana, para provar que é uma mulher de peito (piada infame detected), também tascou Unique no colo e se fotografou.

Giuliana
Giuliana

publicado em 23 de Maio de 2012, 21:03
File

Luciano Munhoz

Sempre tentou unir suas predileções ao seu estilo de vida. Foi pensando assim que deixou para trás sua carreira em administração de empresas e se tornou fotógrafo. Dentro da fotografia, foi se especializando em moda e retratos, e hoje assina trabalhos em publicidade e editoriais para várias das melhores publicações do país. Visite lucianomunhoz.com.br.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura