A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como limpar sua lente fotográfica

Depois do sucesso do Instagram, da democratização da fotografia e do bombardeio de novas câmeras no mercado, fotografar não tem sido um grande mistério para aqueles que querem se aventurar.

Como as câmeras DSLR estão ficando cada vez mais acessíveis, segue um guia prático tanto para pessoas que fotografam por hobby como para fotógrafos iniciantes que querem cuidar de seu equipamento. Afinal, lente fotográfica é cara e extremamente delicada. Embora o foco sejam as lentes intercambiáveis, esse guia também pode ser usado nas lentes embutidas de câmeras amadoras, a lógica é bem semelhante.

Antes de saber como limpar sua lente, é muito importante entender que existem cuidados necessários para preservar seu equipamento. A grana que você gastaria para consertar uma lente mal cuidada pode ser usada para jantares românticos, uma breja com os amigos.

 

Guarde direito as suas lentes

1. Sempre usar as tampas protetoras que acompanham a lente, tanto a frontal quanto a traseira. Se usar apenas a frontal, existe o risco de ter a parte traseira riscada. O pior de tudo é que você pode acabar com poeira pela lente inteira, além de que facilita o surgimento de mofo, o que pode acarretar na perda da lente ou em uma manutenção extremamente cara.

 

Kit para limpar lentes

2. Utilizar filtro de proteção UV. Ele é rosqueado sobre a parte frontal da lente. Toda lente possui uma camada fina de revestimento químico que pode ser comprometida se limpada inadequadamente ou riscada. Para “consertar” essa parte da lente, o custo e a inconveniência são muito altos, por isso esses filtros são indispensáveis. Use-os especialmente para saídas fotográficas que tenham muita poeira, como parques, praias, etc. Seu bolso vai agradecer.

 

Tampa de trás

3. Sempre guardar a lente em lugares que não sejam muito úmidos e escuros. Isso ajuda muito a evitar fungos.

Agora que você já sabe como cuidar da sua lente, vamos aprender a limpeza em si. Só lembrando que é preciso um lugar limpo e sem muita poeira para manejar o equipamento. Muitas pessoas indicam o uso de luvas plásticas, mas não é necessário. Desde que você não coloque o dedo na superfície da lente ou do filtro vai dar tudo certo.

 

Tampa da frente

 

Limpando as lentes, sem arrebentar tudo

4. A ideia é que nunca precisemos tirar o filtro UV, deixando a superfície da lente intacta. Para limpar o filtro, o primeiro passo é utilizar um borrifador de ar, mais conhecido como “pincel de ar”. Ele serve para retirar elementos maiores, como grãos de areia, pêlos de animais e etc. Se você não tiver um borrifador, não tente assoprar, só vai encher o filtro de gotículas de saliva. Na pior das hipóteses utilize um ventilador, é a opção mais segura e sem baba que você vai encontrar em casa.

 

Filtro UV

5. Após a borrifada de ar, partimos para o uso de um pincel específico para limpar sujeiras menores. Para certificar-se que o pincel está limpo, basta pincelá-lo algumas vezes sobre uma folha de papel limpa para retirar qualquer contaminante presente nas cerdas. Em seguida, passe o pincel no filtro algumas vezes. Se você não possui um pincel destes não tem problema, pode usar um pincel de maquiagem que esteja limpo. O resultado será basicamente o mesmo (sugiro evitar aquele pincel perdido no estojo de maquiagem da sua namorada/amiga, eles costumam ter bastante resquício de poeira).

 

Pincel de ar

6. Caso existam manchas de gordura, como marcas de dedos, basta limpá-la com um objeto flanelado. Em muitos pincéis profissionais já existe uma superfície “flanelada” justamente para esta função. Caso você não possua um pincel destes, pode utilizar uma flanelinha para limpar telas de computador que o resultado será o mesmo (só um cuidado: não podem ser aquelas que soltam muitos fiapos). Ah! Uma coisa: não, a sua camiseta não é um objeto flanelado adequado! Por isso ande sempre com um kit de limpeza caso você suje sua lente no meio de uma saída fotográfica. Será melhor para todos, acredite.

 

Limpando o pincel no papel

7. Caso a limpeza executada não seja suficiente, é recomendado o uso de uma solução química específica. Basta colocar um pouco em uma flanela e passar na superfície do filtro UV. Muito cuidado: é melhor que ele seja passado no filtro UV e não na lente em si. Se usado na lente inadequadamente, esse líquido pode danificar seu revestimento químico e comprometer o equipamento. Sim, a brincadeira sai cara. Outro cuidado é não utilizar soluções “parecidas”.

 

Pincel na lente

Neste caso, aquele líquido que você tem para limpar seus óculos não adianta! Ele pode te fuder por ter silicone, álcool e outros elementos na composição que são prejudiciais à sua lente. E mais uma coisa: utilizar soluções são para casos mais extremos, como quando alguma mancha não sai com outros métodos. Não precisa ficar noiado em passar essas soluções toda a vez que for limpar suas lentes.

 

Pincel de superfície flanelada na lente

 

Limpando a lente com a flanela

Estes passos resumem basicamente o que aprendi para garantir a qualidade e a vida útil do equipamento. Espero ter ajudado e, se vocês conhecerem outros métodos ou quiserem acrescentar algo, por favor nos ajudem aqui nos comentários.


publicado em 23 de Outubro de 2012, 08:37
File

Luiza de Castro

Amante de cor, cinema, fotografia, design, coletivos urbanos, muitas nerdices e fofurices. Adora aprender coisas novas, valoriza os amigos e pessoas queridas e sempre topa uma boa cerveja. É a videomaker e fotógrafa do PapodeHomem. Em breve, mais informações.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura