Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 4 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Como mandar a real para seu filho

Filhão querido, tem um minutinho pra conversar com o papai? É, agora. Coisa pouca, termino antes de começar o Ben 10, certeza. Lembra que mais cedo você me perguntou umas coisas que eu respondi que ainda não era hora de criança saber? Então, falei com a mamãe e ela mandou, quer dizer, pediu pro papai te esclarecer as dúvidas.

Pergunta aí qualquer coisa, papai promete mandar a real.

Morrer? Olha, filho, a verdade é que morrer todo mundo vai. Eu sei, não tem quem queira morrer, é coisa que a gente sempre tenta adiar de um jeito ou de outro. Tipo quando você tem que ir tomar banho ou fazer a lição de casa ou escovar os dentes ou colocar o uniforme pra ir pra escola; ou dormir, isso, dormir, é mais ou menos o que eu acho que acontece com quem morre, filho, a diferença é que desse sono a gente não acorda mais, nunca mais. O que tem depois? Sei lá, ninguém sabe de verdade, ninguém nunca voltou pra contar.

Eu mesmo não pretendo morrer antes de fazer, tipo, uns duzentos anos. OK, eu aviso se antes disso ficar de saco cheio. Me avisa você também, filhão, se eu daqui a uns cem anos já estiver te enchendo demais o saco, combinado?

"That is why..." II (2006), por Nikos Mochos

Papai Noel, cazzo? Não, não importa que cazzo esse "cazzo" quer dizer. Perguntar pra mamãe não, filho. É palavrão, cazzo, não é coisa que você precise saber. Não agora. Só o papai pode falar, tá bom? Combinado, mais pra frente o papai te leva no estádio pra ver o jogo ao vivo e você aprende todos os palavrões que existem no mundo.

Voltando ao Papai Noel, não tem problema você acreditar nisso. Aquele que entregou os presentes no último Natal na casa da vovó, esse era o tio Rodolfo, mas aquele do shopping é de verdade. Isso, filho, a barba é de verdade. Papai do Céu, Papai Noel, papai é adulto e não acredita em nada disso. Já a mamãe...

Lobo mau, filho? Como assim, lobo "mau"? Seria bonzinho só se fosse vegetariano? Vegetariano, filho. Aquele pessoal que não come carne. Pois é, papai também acha que não dá pra ser feliz comendo rúcula. Já falaram de "cadeia alimentar" na escola? Pois é isso, o lobo é carnívoro e os porquinhos são feitos de carne. Como assim, filho? Linguiça, ora. Presunto. Lombo. Feijoada, claro, tirando o arroz e o feijão. Bacon. Você sabe de onde vem o bacon, não sabe?

Mulheres, olha, filho, papai não tem muito no que te ajudar, ainda. Hoje você e seus amigos não brincam com meninas, daqui a alguns anos vão estar todos correndo atrás delas, garanto. Uma coisa, taí, importante: não tente entender as mulheres, filho. É impossível. Aprenda a lidar com elas, não é bem a mesma coisa mas tem o mesmo efeito.

Mas claro que o papai acha bonitas outras mulheres, filhão. Mais que a mamãe? Bom, se ela perguntar a resposta é "não"; se ela não perguntar, a resposta também é "não". Deixar a mamãe brava é coisa que você já sabe que não vale a pena.

Beleza, acho que já deu. Olhalá, vai começar o Ben 10 e esse episódio eu acho que você ainda não viu. Depois a gente conversa mais: de repente não vai mesmo adiantar muito eu querer te dizer tudo o que tem pra se saber sobre todas as coisas possíveis e imagináveis. Aumento do IPI para carros importados, fim do fator previdenciário, reajuste da tabela do imposto de renda e exame de próstata periódico, olha, eu mesmo gostaria muito de não fazer a menor idéia do que se trata cada um desses assuntos.

Quer saber, filhão? No fim das contas, melhor do que ficar aqui "mandando a real" é eu te ensinar a descobrir por você mesmo como funciona esse mundo. Fazer as perguntas certas, às vezes mais importantes que as respostas. Engraçado, nunca me lembro se era pra tomar a pílula azul ou a vermelha... Nada não, filho, nada não; esse filme você ainda não viu.

Ah, então, antes que eu me esqueça, sabe aquilo que você viu o papai fazendo com a mamãe na cama aquela outra noite? Então, foi daquele jeito que você foi parar na barriga da mamãe. Quer dizer, não exatamente daquele jeito, aquele na verdade foi o jeito que a tua irmã foi parar na barriga da mamãe, mas você entendeu, não entendeu?

Oferecimento: Panvel

Link YouTube | Dê play, mas nada de chorar, ok?

A rede de farmácias Panvel está oferecendo um ano de compras grátis no valor mensal de R$ 300,00 pelo concurso Cultural "Minha história".

Basta enviar sua história de quando você mandou ou escondeu a real. Seria bem legal termos um leitor PdH entre os ganhadores!


publicado em 14 de Outubro de 2011, 08:23
File

Erico Verissimo

Serial father, sistemeiro desenvolvimentista computacional, pessoa humana nas horas vagas. Ateu praticante, corintiano devoto, sempre com fé na vida. Moço casadoiro, aliança no dedo já há uma década. Antecipando a crise dos 40. Jênio incompreendido, vidraça fantasiada de estilingue. De tudo um pouco e mais um pouco em verossimil.wordpress.com ou em @verossimil.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura