A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Como replantar legumes em casa

Para evitar os agrotóxicos e se alimentar melhor

Ver um legume lavado e bonitão na prateleira do supermercado não é mais garantia de que você vai consumir algo saudável.

Bem sabemos que os processos de cultivo das grandes fazendas que alimentam os revendedores das cidades envolvem quantidades absurdas de agrotóxicos que transformam a comida em um potencial veneno, com consequências que podem surgir só anos e anos depois.

Uma das formas de evitar, em parte, esse problema, é cultivar você próprio alguns dos legumes e hortaliças que inclui na sua alimentação.

Essa é uma ideia absurdamente simples que vi lá no Instagram do @ideiasdiferentes.

Tudo o que você vai precisar é:

  • Separar a parte da base dos legumes e vegetais e colocar em um copo ou prato com um pouco de água no fundo;
  • Deixar em um local que bem iluminado;

No post original há uma lista com alguns legumes e vegetais que se desenvolvem bem e podem ser um bom ponto de partida:

  • Cenoura
  • Acelga
  • Aipo
  • Alface,
  • Repolho
  • Manjericão
  • Cebolinha
  • Coentro

Lá, eles complementam também a lista:

Batatas, cebolas, gengibre e cogumelos podem ser plantados diretamente na terra sempre com as brotações para cima a uma profundidade em torno de 5 cm para dentro da terra. Nestes casos, quanto mais profundo o vaso ou a jardineira, melhor!

Me surpreendeu a simplicidade da ideia. É algo que dá pra começar hoje mesmo e que tende a trazer bons benefícios para o futuro.

* * *

“Deixa que eu faço” é a série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais, ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.

Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.

Tem alguma ideia? Manda pra gente aqui.


publicado em 20 de Novembro de 2015, 16:10
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura