Como surpreender as mulheres no Natal com damasco, ricota e pimenta verde

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Você já fez o básico: comprou os presentes para sua mulher, vai levar whisky ou vinho para o pai dela, comprou algo para a sogra e pronto. Durante a noite, porém, se quiser deixar todos babando, você pode fazer um prato simples e inovador, como um acompanhamento ao "feijão-com-arroz" do Natal.

Deixo uma sugestão fácil que não requer muitas habilidades na cozinha (cortar e rechear, apenas) nem ingredientes raros ou caros: crostini folhado de ricota e damasco.

O crostini verdadeiro é uma torrada cortada fina e bem crocante recheado com sabores variados. Para incrementá-lo, troquei a base de pão pela massa folhada. Como na ceia rolam vários pratos (provavelmente os mesmos de sempre) e um deles é o próprio crostini tradicional, acredito que uma pequena mudança como essa eleva o prato para outro patamar.

Sem falar que você vai ganhar ainda mais pontos se a patroa for uma linda vegetariana com séria aversão a tender e afins.

crostini4
O resultado deve ser algo assim, 20 desses. | Créditos: Vitor Hugo

Concordo que ricota não é um dos queijos mais interessantes que existem – como se diz, é um queijo que não deu certo. Entretanto, se trabalhado da maneira certa e acompanhado de bons produtos, pode se transformar em algo diferente.

A combinação da pimenta verde com a crocância da castanha e a acidez-doce da geleia junto à ricota resulta num prato que não fará feio em nenhum lugar.

Ingredientes | Crostini folhado de ricota e damasco

crostini1
Rendimento: cerca de 20 unidades

• 1 pacote de massa folhada pronta cortada (pacote de 300g)

• 200g de ricota fresca

• 3 colheres (chá) de pimenta Tabasco verde (jalapeño)

• 5 colheres (chá) de azeite

• 100g de castanha-do-Pará triturada ou bem picada

• Geleia de damasco

• Sal e pimenta-do-reino a gosto

• 3 colheres (sopa) de manteiga derretida

Como fazer | Crostini folhado de ricota e damasco

Numa tigela acrescente a ricota, a pimenta Tabasco, metade das castanhas (50g) e azeite. Tempere muito bem com o sal, uma vez que a ricota não possui nenhum gosto característico. Misture com um garfo para amassar a ricota. A quantidade de tempero depende do seu paladar; coloque aos poucos e experimente.

Pré-aqueça o forno entre 180º e 200ºC. Prepare assadeira untada com óleo ou utilize papel manteiga.

A massa folhada deve ser cortada da maneira indicada na foto:

crostini2

Ou seja, na transversal produzindo dois triângulos e recheada com a ricota temperada e a geleia de damasco. Então, feche as laterais da massa "beliscando-a".

Disponha os triângulos recheados "de barriga para baixo": a parte fechada deve estar em contato com a assadeira.

Pincele a superfície de cada um com a manteiga derretida. Salpique o restante das castanhas trituradas sobre cada um dos crostinis.

Asse por cerca de 20 minutos ou até ficarem com a superfície dourada.

Pronto! Agora você pode deixar 20 pessoas se perguntando: "Onde foi que um homem bruto desse jeito aprendeu a fazer um prato assim?".

crostini-3


publicado em 23 de Dezembro de 2009, 04:00
6b06178fe92de183060ab08ca277cd7c?s=130

Vitor Hugo

Vitor Hugo, farmacêutico-bioquímico por formação, é cozinheiro e fotógrafo de comida amador. Edita o blog PratoFundo sobre gastronomia em geral.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: