Como ter um espaço de trabalho prático e útil? | Dicas para melhorar o escritório

Algumas soluções fáceis para deixar seu escritório muito mais legal

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Inúmeros espaços de escritório mantém o mesmo padrão. Compram gôndolas fechadas para alocar os seus “funcionários” ou “colaboradores”, como costumam chamar.

A partir do momento que temos espaços fechados, já há a indicação de que não devemos ou não podemos nos comunicar com o amiguinho do lado, sendo assim, se você precisar falar algo já irá gerar alguma tensão do tipo “Pô, será que meu chefe vai ver eu falando e pensar que estou fofocando ou papeando sobre coisas aleatórias?”

Sinceramente, tenho um recado a todas as empresas que fazem isso, e é simples, “Pensem de forma moderna, esqueçam o século passado. Como a palavra diz amigo, ele já passou”

O jeito de amar mudou, o jeito de conversar mudou, o jeito de trabalhar mudou e o jeito de organizar seus “colaboradores” também mudou.

Está surpreso doutor empresário? Legal, agora veja algumas dicas para melhorar um pouco o espaço e dar mais dinamismo. 

Abre a cabeça cara, tira o cabresto e o tapa olho da galera já!

Legal, querido, e quais são as dicas?

Primeiro, organizar documentos é uma merda, okay?

Okay.

Tenha espaços individuais e coletivos para guardar documentos.

Tem um exemplo maravilhoso, e muitos desconhecem o que é, chama-se “mapoteca”.

Normalmente utilizada para guardar plantas em escritórios de arquitetura, ela pode ser dividida internamente e guardar dezenas de documentos coletivos em ordem, ou mesmo documentos padrão que podem ser acessados pelos funcionários de um lugar só.

Abre-se a gavetona e dá pra olhar tudo, olha que mágico.

É essa grandona da foto abaixo.

Ali no canto superior direito das gavetas tem um adesivo, esse serve para saber que tipo de documento está armazenado. Que tal?

Você também pode utilizar uma lousa para melhorar a comunicação no escritório.

Além de colocar post-its nela, você também pode escrever, deixar recados, contas a pagar, problemáticas ou afazeres para os “colaboradores”.

Aqui temos um colaborador e, atrás, o mural de recados, desenhos e a porra toda.

Temos mais um recurso lindo, maravilhoso e perfeito para reuniões e anotações.

Seguinte, pense que precisamos anotar alguma coisa e vamos procurar papelzinho. Aí levanta, pega um papel de pão, um papel higiênico, de limpar a boca, essas besteiras, só para anotar rápido aquela ideia genial.

O que seria melhor que isso?

Uma mesa que é um quadro branco… obrigado, de nada.

Essa mesa/lousa é a que o nosso colaborador está trabalhando na outra foto acima.

Se ele tem uma ideia ou resolve anotar algo para lembrar depois, pega a caneta e pronto, tira foto ou anota depois no PC. Usar papel hoje em dia para rascunhos bestas já não é necessário, temos muitas ferramentas para economizar papel.

E claro que não poderia faltar o cafezinho e o lugar de descanso da galera, logo no início da sala temos esta parte, que chamamos de “pequeno paraíso”.

Você dorme, toma café, lê um dos livros que tem na estante, ronca, baba, sei lá, qualquer coisa, desde que depois você se sinta melhor.

Gostou das dicas? Então aplica tudo isso e ajude o pessoal na empresa a ter uma vida melhor.


publicado em 24 de Março de 2016, 19:30
Pdhfoto nova

Walter Barroso

Arquiteto, Urbanista e Designer, fez primeiro engenharia, depois se formou em gastronomia e finalmente se encontrou como Arquiteto. Ama tudo que é minimalista. Mais sobre ele você pode ver no seu website, Instagram ou Facebook.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: