Como transformar um rádio antigo num mini-amplificador de guitarra

Um mini-amplificador feito em casa com aquele rádio velho do seu tio. Legal, não?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Uma das coisas que eu acho mais legais sobre projetos DIY é a possibilidade de reaproveitar objetos que iriam para o lixo e dar a eles um novo significado.

Esse tutorial aqui ensina a converter um rádio de pilha antigo em um mini-amplificador de guitarra, o que eu considero uma ressignificação animal pra um objeto que costuma ficar esquecido pelos armários da casa de tios e avós.

Originalmente, vi o guia no Instructables, um site que é prato cheio para quem curte tutoriais como esse.

Aqui um vídeo que mostra todo o passo-a-passo e a modificação pronta.

Link Youtube

Materiais

Você, basicamente, vai precisar disso:

  • Um rádio antigo
  • Uma guitarra
  • Cabo
  • Um jack de P10 Mono
  • Fios - não precisa muito
  • Furadeira
  • Chave de fenda/phillips (depende de como forem os parafusos do seu rádio)

Escolha um rádio

Basicamente, qualquer rádio de pilha vai servir. Mas uns são melhores que outros. Vale pensar em aparelhos que já tenham um som característico e bom. E também, evitar rádios muito pequenos que, no final, não vão gerar amplificação, nem distorção.

Escolha algum bem bonito, que faça diferença visual, né? Já que é pra ter estilo, vamos fazer direito.

Nota importante: este tutorial não serve para rádios alimentados pela rede elétrica da sua casa (ou seja, rádios que vão na tomada). Não tente fazer adaptações, a menos que tenha certeza do que está fazendo, sob o risco de se machucar.

Desmonte o dito cujo

Use a chave de fenda/phillips para remover os parafusos. Importante tomar cuidado para não cortar nenhum fio por acidente. Seja sempre gentil.

Faça a fiação no jack P10

O fio amarelo é negativo, o vermelho é positivo

Primeiro, solde dois fios ao jack p10. A única precaução é garantir que os fios tenham tamanho de sobra. Assim, se ficar excessivo, você corta tranquilamente depois.

Plugue o cabo da guitarra para seguir com os testes do próximo passo.

Encontre o botão de volume

Aqui, a ideia é simples. Procure o botão de volume do seu rádio.

Nele, em geral, você vai encontrar cinco pontos de solda. A ideia básica é testar as conexões até que funcione. Mas tem um passo-a-passo pra garantir que nada saia errado.

a) Um dos fios precisa ser soldado a um ponto negativo do rádio. O ponto mais fácil de identificar é o terminal negativo onde ficam as pilhas. Lá já vai haver uma solda, só coloque o fio negativo do seu jack (na nossa imagem, usamos o fio amarelo) e solde ali.

b) Com o cabo de guitarra plugado ao jack, teste com o outro fio as conexões no botão de volume. Coloque o fio, faça algum som com a guitarra e, se nada acontecer, tente a próxima conexão.

c) Solde quando a conexão funcionar.

Faça o buraco para o Jack

Aqui, basta escolher um bom lugar com espaço o bastante no aparelho para fazer o furo. Use uma furadeira para isso.

Depois, é só colocar o jack, parafusar de volta o rádio e tocar.

Fim.

* * *

 

 


publicado em 27 de Novembro de 2015, 19:39
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: