Vem conhecer o projeto editorial do PdH pra 2017

Grandes mudanças acontecem em nossa redação! O editorial vai pegar fogo esse ano

Encerramos 2016 com fome de mudança.

Hoje nossa redação vive o momento mais robusto de nossos dez anos de estrada (aqui a retrospectiva de nossa primeira década de vida). A estrutura editorial fixa segue enxuta — eu, Jader, Luciano, Breno, Carol, Bruno, Higa —, porém a rede pela qual mais de 800 autore(as) já passaram está pulsante. 

Equipe toda reunida, na casa do PdH, no dia da despedida do Amuri <3

Iniciamos um ciclo de imersões editoriais em dezembro passado, revendo tudo que fazemos e pensando como melhorar. E hoje, segunda-feira, é o marco oficial de nosso projeto editorial para 2017.

Nosso foco segue sendo produzir conteúdo cada vez mais útil e benéfico para vocês. Defender e estimular masculinidades saudáveis. Estimular boas conversas e construir cada vez mais pontes de diálogo e lucidez, escutando e aprendendo com quem pensa diferente de nós.

Aqui, todos e todas são bem-vindos.

O que muda, em 11 pontos:

Reunião esquenta-cuca na casa de verão do PdH, em fevereiro | foto: Ismael dos Anjos

Sentimos que o PdH estava excessivamente crítico em suas matérias e lento ao inovar. Ainda que haja a aspiração permanente por favorecer movimentos positivos e boas conversas nas vidas de vocês, nós mesmos admitimos em uma das reuniões, o PapodeHomem estava chato.

Sendo assim, temos direcionamentos claros para o editorial esse ano:

- Voz mais propositiva e positiva. Vamos ressaltar masculinidades saudáveis de modo mais claro, ir em busca das histórias que merecem ser contadas pra valorizar as riquezas e potencialidades do masculino, como no artigo "E se a gente tratasse melhor as pessoas de quem nos separamos?". Criticar e apontar menos o dedo.

- Especiais editoriais todo mês. Serão produções robustas, mais bem apuradas e de fôlego. O primeiro foi o "De homem pra homem: guia de como não passar vergonha nesse carnaval". Em março vem mais por aí.

- Mosaico editorial mais equilibrado, com maior quantidade de textos e busca por opiniões fora de nossa bolha. Já aumentamos em cerca de 20%, os mais atentos com certeza perceberam. O mojo do PdH é a fina mistura entre artigos densos, leves, inesperados, com diferentes visões e excelentes comentários. Estamos mais atentos a isso e vamos fazer um esforço extra pra trazer visões distintas das que costumamos postar.

- As categorias, séries e colunas estão em revisa. Algumas estão em pausa, como a ID. O plano é focar no que faz mais sentido e atualizar a navegação do site com a nova estrutura.

- Facebook Live toda sexta às 17h, pra escutar vocês, com Breno e Luciano. Aqui você pode assistir o último.

- Passamos a usar uma barra de destaque no topo do site, ativada pontualmente, pra destacar os conteúdos especiais. Como a lista com os "74 homens possíveis de 2016".

- Artigos rápidos assinados como "Redação PdH". Um artigo típico do PdH leva uma tarde inteira pra ser feito, no mínimo, entre busca de pauta, produção e edição. E quando recebemos artigos voluntários, sempre gastamos longas trocas de emails afinando o conteúdo. O "Redação PdH" vai nos dar mais agilidade e flexibilidade.

- Transmissão ao vivo de eventos importantes, como Oscar e o Super Bowl. Ambos foram via Twitter, capitaneados pelo Breno.

- Estamos desenvolvendo o app oficial do PapodeHomem pra Android e iOS, finallmente! Em breve, aguardem.

- Passamos a fazer reuniões de pautas diárias. É bastidor, mas vale contar. Antes fazíamos duas vezes por semana — e esses encontros começaram a ficar dispersos, misturando papo de conteúdo, projetos, tecnologia, finanças e até novos negócios. Esperamos deixar nosso editorial mais vivo e ágil com essa mudança.

- Cereja do bolo: uma nova série semanal em nosso YouTube, com relatos masculinos curtos, sempre em primeira pessoa. Estreia quinta-feira agora!

Como fica o calendário regular de séries e colunas?

Printscreen das séries e colunas pra março desse ano, direto do Basecamp, nosso software de gestão (recomendamos!)

Segunda:

Terça:

Quarta:

Quinta:

Sexta:

Sábado:

Domingo:

O que vem pela frente?

Nosso próximo passo é fazer uma pesquisa de opinião com a comunidade pra conhecer melhor quem nos lê e o que pensam, especificamente, sobre o PdH.

Com base nisso vamos refinar as próximas surpresas que temos no forno. Por hora fica o suspense.

* * *

Agora queremos escutar vocês.

O que gostaram? O que sentem que pode ser ainda melhor? Quais são os pontos cegos e falhas em nosso editorial, que sequer notamos?

Um grande abraço! Seguimos juntos.


publicado em 06 de Março de 2017, 11:49
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece o curso "Círculos de confiança: como cultivar comunidades digitais benéficas" e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura