Corrida de Rua: como se aventurar nessa nova paixão nacional?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Agora que todos vocês já conhecem os alongamentos e aquecimentos que devem ser feitos antes de iniciar uma atividade física, podem começar a prática da modalidade de maior ascensão e aceitação pelos brasileiros nos últimos anos: a corrida de rua.

"Welcome Dr. Fitness!
Já que a corrida é um dos exercícios que traz mais resultado em pouco tempo, e não necessita muito gasto com local apropriado/equipamento, eu acredito que um artigo sobre como começar a correr é bem válido. Fica minha sugestão!" –Mr. Berlitz

Sugestão aceita, Mr. Berlitz.

Pelos benefícios físicos, psíquicos e emocionais proporcionados pela prática da corrida, essa modalidade cresceu e vem crescendo de maneira grandiosa em todo território nacional.

Basta ver o aumento no número de empresas que oferecem o serviço de consultoria em corridas, assim como o aumento no número de corridas de rua realizadas em todo o Brasil. Um exemplo dessa dimensão foram os 30 mil corredores que participaram da 17ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, no dia 20 de setembro desse ano, em São Paulo (foto abaixo).

corrida-rua
Qual desses é você?

Em SP, todo final de semana tem uma prova de corrida. Geralmente as provas são de 10km, mas existem algumas corridas com opções de distâncias menores como 7km e 4km. É possível até encontrar alguma onde existe a opção de caminhada. Tudo pra estimular a galera a sair do sedentarismo.

Esse tipo de evento tem dado tão certo que algumas empresas tem seus próprios circuitos de corrida, como: Corpore, Track&Field, Adidas, Fila Night Run, entre outras. E suas provas fazem parte do calendário de muitos corredores.

Além de ser um excelente exercício para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico, a corrida proporciona sensação de prazer a seus praticantes devido a liberação de endorfina - hormônio produzido durante a corrida que também melhora a qualidade do sono.

Adrenalina (combate o estresse), cortisol (atua como anti-inflamatório), glucagon (aumenta glicose no fígado) e GH (hormônio do crescimento que transmite bem-estar) também são liberados durante a corrida.

Outro fator fundamental para o crescimento dessa modalidade é o baixo custo para tal prática. Um par de tênis apropriado e uma roupa confortável já são itens suficientes para dar início a essa atividade, além da corrida poder ser praticada a qualquer hora e lugar, sem a necessidade de estar matriculado em academia ou clube.

Correr: o único modo de conquistar mulheres como Franka Potente

Para quem quer emagrecer e sempre teve vontade de correr, mas nunca teve coragem de dar o primeiro passo, vou dar algumas dicas para se iniciar nessa prática que tem revolucionado a vida de muita gente.

1. Procure um médico para saber se é possível iniciar a prática da corrida e conheça seus limites através do teste ergométrico, principalmente aqueles que estão acima do seu peso e não praticam atividade física há algum tempo.

2. Utilize um par de tênis adequado. Atualmente as lojas de artigos esportivos podem auxiliar facilmente nessa busca. Existe tênis pra todos os gostos e bolsos.

3. Antes de começar a correr, faça os alongamentos e aquecimentos já explicados nessa coluna.

4. Procure correr em terreno plano e não acidentado, para diminuir o risco de torcer o pé ou cair – não pense que é raro de acontecer esse tipo de acidente.

5. Comece devagar, respeite seus limites. Se seu condicionamento físico não está bom, comece com 10 minutos de caminhada. Então passe para um trote (corridinha bem leve) durante 1 minuto, e se recupere. Quando perceber que sua respiração voltou ao normal, repita o trote. Aumente o tempo e a velocidade do trote ou da corrida aos poucos. Não tenha pressa para evoluir.

6. Quando for possível, adquira um frequencímetro (monitor de frequência cardíaca). Esse aparelho é muito importante no controle dos batimentos do coração e também um preditor da intensidade da corrida.

7. Use sempre roupas leves e que facilitem a transpiração.

8. Ao final do treino de corrida, diminua a velocidade gradativamente para que o corpo se resfrie aos poucos.

9. Repita os alongamentos para ajudar na recuperação e relaxar.

caminhada
Eis um bom motivo pra acordar cedo e caminhar

| Créditos: Zé Maciel

O planejamento para um bom treino de corrida deve ser individual. Respeitar os limites e levar em consideração a atual condição física do individuo é fundamental. Procure sempre a orientação de um profissional qualificado e registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Nesse fim de semana, participei da Corrida de Revezamento Bertioga-Maresias e no próximo estarei no Rio de Janeiro para a The Human Race Nike 10k.

E você, pratica corrida de rua?

Já participou de alguma prova? Compartilhe sua experiência conosco e ajude os que ainda não conhecem os benefícios que a corrida de rua proporciona.

Se nunca correu, o que falta para começar essa aventura?

* Escrevam com críticas e sugestões para drfitness@papodehomem.com.br. Meu Twitter é @fbergamo


publicado em 19 de Outubro de 2009, 02:03
Aac4aa4e0dff44264d36036023539294?s=130

Fábio Bergamo

É personal trainer e mestre em educação física pela USP. Põe a culpa nos amigos e mulheres por não conseguir treinar para o triathlon que sonha em fazer. Responde por @fbergamo no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: