Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Cortes de cabelo para quem está ficando careca + como ficar bonito sem cabelo

Sugestões de cortes para os que estão começando a perder cabelo, os que já estão com a cabeça rala e para aqueles que um único fio de cabelo já virou uma lembrança distante

Nota do editor: pra quem não sabe, a Camila Simielli aqui é parceira do Bruno Passos, autor aqui da casa, também, e juntos eles tocam a Conto Figueira, marca de roupas masculinas, produzidas aqui com uma competência sem tamanho e, por isso, nós do PapodeHomem nos aproximamos dos dois e estamos esse tempo todo publicando os artigos de moda e estilo que ambos produzem. Pra quem não conhece, vale a ida ao site da Conto Figueira pra ver o trabalho deles. E segue o jogo.

* * *

Passados quinze dias e adivinha quem chegou? Hoje daremos uma pausa nos nossos artigos de moda para falar de algo que apequena o coração de um homem: a careca.

Se você chegou até aqui, foi a procura de uma inspiração, um conforto, uma mão amiga.

Mas antes que isso vire uma música do SPC, vamos à finalidade da coisa toda:

Este artigo trará sugestões de cortes para os que estão começando a perder cabelo, os que já estão com a cabeça rala e, por fim, para aqueles que um único fio de cabelo já virou uma lembrança distante.

Atenção: não falaremos sobre tratamentos como finasterida, minoxidil ou transplante capilar. Quem deve doutorar é o doutor, certo? Mas se tiver passado por algum tratamento e quiser deixar seu relato nos comentários, será bem vindo.

Aos irmãos de fé, aqui vamos nós:

As fases da perda de cabelo e como podemos ficar lindos no processo

Ok, lindo foi mais pra apoiar mesmo.

Podemos ver abaixo, de I a VII, a evolução da perda capilar:

Começarei minhas sugestões a partir do número III, pois claramente as entradas já passaram dos limites e a coisa pode ficar confusa e difícil de lidar neste momento.

Para ilustrar, chamarei nosso amigo Jude Law:

Começamos com o Law juba de leão, então vamos para a segunda imagem e percebemos que as entradas estavam maiores. Foi quando o sagaz Jude aptou por um corte desconexo, ou seja, fios para todos os lados e em diferentes comprimento, o que ajuda realmente a disfarçar a falta de cabelo (aquele visual locão/descuidado/carinhoso).

A terceira imagem, Jude entende, respeita suas fronteiras e, com muita hombridade, decide raspar. Com isto, insere um óculos de grau com armação escura (moderna) e uma barba por fazer, tirando o foco do cabelo e acrescentando elementos estéticos a sua personalidade.

Ficou melhor do que ele era antes? Não ficou.

Mas a vida é isso aí, amigo. A gente tem que seguir sempre em busca da melhor limonada.

O que realmente fica uma desgraça:

Deixar num comprimento tipo máquina 6, que não é nem raspado, nem comprido o suficiente para fazer qualquer coisa (como na primeira imagem) ou mandar o máfia e gelzão pra trás no pouco fio restante.

Tá, em casos raríssimos isto pode dar certo. Se você é o ousadão, mete e loco e vai ser feliz!

Outras inpirações:

Parça, até o Beckham. Eu sei, eu sei. Procure “beckham careca” pra você ver. Sinta-se agora um pouco mais acolhido pelos seus

Partimos agora para o grau IV de carequice.

Para ilustrar, Zizou, nosso querido maestro:

Quando cai cabelo nas entradas e, principalmente, na coroa, a bagaça fica meio desgraçada. Meu melhor conselho seria raspar.

Porém, se nem Zidane te convenceu a isso e, como geralmente a parte da frente não cai na mesma proporção da parte de trás, dá para disfarçar deixando o cabelo em volta de coroa um pouco maior e misturá-lo para dentro da área calva, como a imagem abaixo:

Disfarçar, disfarça. Mas longe de ser o ideal

O que complica:

Deixar o cabelo tipo na máquina 6. Aquele comprimento que não dá para fazer nada:

Seguimos para o grau VII.

Para ilustrar nossa última situação, chamamos Eddy L. Harris:

Quando tudo já está praticamente devastado, sobrando apenas aquelas laterais esquecidas por Deus, a melhor coisa a se fazer, caso não queira raspar, é diminuir as laterais sem dó, deixando uma transição natural do cabelo para a parte lisa.

Se deixar muito volume nas laterais, o cabelo aparentará mais grosso e aumentará o contraste da careca.

Após esse estágio, não há muito o que fazer, a não ser abraçar o globo reluzente e aflorar toda estilosidade que existe em você.

E então vem a pergunta:

É possível ficar lindo careca?

Sim, mas precisamos entender qual característica do seu rosto. A falta de cabelo irá realçar ou deixar de camuflar.

Além de evidenciar ou esconder alguns pontos da face, um outro fator da falta de cabelo é a eliminação de ângulos. A nossa imagem de um homem viril, considerado belo pela maioria das pessoas, ressalta os ângulos. Sendo assim, você leitor, sábio que é, tentará buscá-los de todas as formas possíveis.

Exemplo: se você for do tipo bolota, a cabeça lisinha será mais uma forma redonda destacada, nesse caso, a busca por ângulos com a barba, por exemplo, pode ser uma solução.

Esqueceremos um pouco a careca no exemplo abaixo e repare na forma da barba e no efeito que fez no rosto do nosso amigo Jonah:

O formato triângulo afinou, escondeu a papada e deixou o rosto com a aparência mais forte.

Abaixo separamos algumas imagens de carecas com barba para te inspirar:

 

 

 

 

 

 

Continuando o racíocínio, você deve estar pensando que a escolha dos óculos deverá seguir a mesma lógica: evitar armação redonda e optar pelas quadradas.

Não necessariamente.

Explico.

A escolha do óculos depende não só da largura do seu rosto, como do comprimento também. Existem pessoas com rosto longo e maxilar marcado, assim como existem pessoas com rosto longo e sem queixo, por exemplo. As variáveis são inúmeras e afetam diretamente a escolha dos seus óculos.

Você pode encontrar muitas matérias sobre “qual modelo ideal para o seu rosto”, mas sinceramente: vá até uma loja e prove tudo, sem dó. Um há de ficar bom.

Abaixo alguns exemplos:

Além dos óculos e da barba, um outro fator para levarmos em conta quando optamos pela careca é o trapézio e sua forma atlética. Sim senhor!

Um pescoço forte e um trapézio musculoso são características atribuídas a muitos dos grandes predadores mamíferos e, em conjunto com o corpo, te deixará com uma aparência mais saudável.

Abaixo mostraremos duas situações: Magro versus Forte ou Frágil versus Monstro:

Portanto, meu amigo, se você não tiver o rosto mais bonito do mundo, redobre a atenção na musculatura.

Treine, pois não sei se você reparou, nunca achamos atletas carecas estranhos:

E se eu não quiser usar barba, nem óculos, ficarei bonito assim, todo lisão?

Sempre tem aquele cuzão que nasceu com o rosto certo e vem esculachar o resto, né?

Bônus: Tom Hardy

Com barba, sem barba, com óculos, sem óculos.

Papai...

A Conto Figueira

Esta é minha marca, junto com Bruno Passos. Ela deu início pela incessante busca de camisas que vestissem bem e, pela nossa vontade de criar uma empresa que trata as pessoas como pessoas. Com o tempo e poucas horas dormidas fomos conseguindo evoluir em qualidade, criação e atendimento até chegarmos no modelo de empresa que temos hoje.

Abaixo um pouco do que você encontrará na nossa loja virtual (www.contofigueira.com.br):

 

 


publicado em 09 de Fevereiro de 2018, 00:00
Camilapdh jpg

Camila Simielli

Proprietária da marca masculina Conto Figueira.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura