Cosmos: Odisseia no Espaço [estreia quinta]

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

O que acontece quando um astrofísico, um produtor de desenho animado e a viúva de um renomado cientista vão ao bar?

Depende.

Se o astrofísico for Neil deGrasse Tyson – sim, a inspiração daquele meme.

Link YouTube | deGrasse Tyson é demais

Se o produtor de desenho animado for Seth McFarlane, que, além de ser o criador de Family Guy, é ator, dublador, animador, roteirista, comediante, produtor, diretor e cantor.

Cereja do bolo: teve encontros bíblicos com a Daenerys
Ah, e ele manteve relações bíblicas com a Daenerys Targaryen, a "Mãe de Dragões"

E se a mulher em questão for Ann Druyan, viúva de Carl Sagan, temos nada menos do que a reabertura de uma fenda no espaço-tempo.

Ela não era só esposa – é escritora e produziu a série original
Ela não era só esposa – é escritora e produziu a série original

Sagan foi um dos maiores responsáveis por transformar a divulgação científica da década de 80, ao narrar e co-escrever os 13 capítulos da série Cosmos: A Personal Voyage – hoje disponível e remasterizada nesse box elegante, ou na vastidão intergaláctica do YouTube.

Obrigado, Carl, por inspirar em tantos o amor pela ciência
Obrigado, Carl, por inspirar em tantos o amor pela ciência, pela experimentação e pela descoberta

E agora Neil, Seth e Ann se uniram para nos trazer a volta de "Cosmos".

A original

"O Cosmos é tudo que é, já foi ou jamais será. Nossas mais ínfimas contemplações do Cosmos mexem conosco – geram uma sensação de cócegas na espinha, um engasgo ao falar, uma vaga sensação de uma memória distante, como se estivéssemos caindo de uma grande altura. Nós sabemos que estamos nos aproximando do maior dos mistérios."

A nova

‘Cosmos: Odisséia no Espaço’ vai inventar novas narrativas científicas de maneira a revelar a imensidão do universo e reinventar elementos míticos da série original, incluindo o calendário cósmico (Cosmic Calendar) e o navio espacial da imaginação (Ship of the Imagination).
Unindo ceticismo e pensamento, e interligando a ciência rigorosa com elementos visuais, emocionais e espirituais, esta será uma experiência transcendente – a visão do cosmos na sua imensa escala tal como a conhecemos.

No Brasil será transmitido quinta, pelo canal National Geographic, às 22h30.

Não perco por nada.

* * *

ps.: lá fora, a estreia teve um pronunciamento do Barack Obama sobre a importância da exploração e divulgação científica. o quão foda é um presidente fazendo a abertura de uma série como essa? como se não bastasse, concedeu uma épica entrevista ao Between Two Ferns, do Zach Galifianakis. Ele e o Mujica, imbatíveis.


publicado em 11 de Março de 2014, 11:07
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: