A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Datena ensina: os ateus são maus

Um garoto de dois anos foi brutalmente fuzilado por um pedreiro, em algum canto do Brasil nos idos de 2010. Datena resolveu brindar sua audiência com pérolas de sabedoria:

Link YouTube

"É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. Se bem que tem ateu que não é do mau, mas, é ... o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum."
"Isso só pode ser coisa de gente aliada ao capeta."

O repórter-filósofo Márcio Campos, empolgado com a conversa, dispara:

"É, Datena. Ausência de Deus causa o quê? O individualismo, o egoísmo, a ganância..."

Hoje recebemos por email na lista de discussão do PdH um link enviado pelo Fabio Rodrigues, de uma notícia do começo do ano:

Justiça condena Datena por relacionar ateísmo a crimes

A Justiça Federal de São Paulo condenou a Band a promover uma campanha esclarecendo sobre "a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil".
A condenação é resultado de uma ação do Ministério Público Federal contra comentários feitos por José Luiz Datena, no Brasil Urgente, em julho de 2010.
Na ocasião, Datena relacionou a prática de crimes bárbaros ao ateísmo.
Para o Ministério Público, o comentário foi preconceituoso contra todas as pessoas que não acreditam em Deus. E a Band "prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus".

Fico perplexo. Onde falhamos para sujeitos como Datena serem rotina num dos maiores programas mais assistidos da nação tupiniquim? Alguém riscou do dicionário termos como bom-senso, lógica e respeito à diversidade? Por que há tanto espaço para lixo ser continuamente veiculado em nossos meios de comunicação?

Gostaria muito de assistir um programa de TV(ou podcast, ou videocast) com comentários de fatos noticiosos feitos por pessoas como Alain de Botton. Ou quem sabe Gustavo Gitti, Fred Mattos, Alex Castro, Fabio Rodrigues, Eduardo Pinheiro...

Por hora, recomendo a Datena e seu fiel escudeiro, Márcio Campos, que leiam um certo texto publicado por aqui.

A humanidade agradece. Até os ateus.


publicado em 28 de Março de 2013, 07:00
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura