Deixa o coração bater: Qual a função da música na vida? (e como os homens podem se beneficiar disso)

Um vídeo simples e bonito em que um professor de música explica a importância da música em nossas vidas

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

A música e a cultura são, infelizmente, deixadas para segundo plano por essas terras. "Hobby ou coisa de vagabundo", bem disse o Maestro César Custódio. 

Esse é um vídeo curtinho, mas bem delicioso em que ele explica como funciona uma música, melodia (que estimula nossa memória), harmonia (que mexe com as nossas emoções) e o ritmo, que se conecta com as batidas do nosso coração. 

Pode parecer bobo, mas conforme ele vai mostrando exemplos nessa explicação, a gente vai sendo levado, guiados com nossas lembranças e nossas emoções.

Link YouTube

A música, também como ferramenta social se aproximação. As pessoas se conectam por meio da música. Gente que não diz muito, por timidez ou qualquer outra coisa pode ver, na música, um caminho de se expressar e de se socializar.

Só vantagens.

Como disse o maestro, em diversos países a música é uma aula comum e incentivada nas escolas, fazendo com que crianças e adolescentes se expressem melhor, em alguma medida que saibam lidar melhor com as próprias emoções, que entendam com mais clareza a importância da sociabilização, se sentem menos excluídas.

A Masculinidade e a dificuldade em lidar com as emoções

Homens são criados para serem durões e fortes, escutam toda a vida que precisam aguentar firme e fazer acontecer. Crescem, muitas vezes, sem ter contatos profundos com as próprias emoções:

A música pode ser um baita catalizador disso tudo. Entrar em contato mais profundo com as próprias emoções, entender os próprios sentimentos, aprender a se sociabilizar de maneira menos truncada.

A música, de fato, muda vidas.

Aproveitem.

Leitura complementar

Solidão masculina;

Oito mitos bastante prejudiciais sobre nossas emoções;

Como os homens se transformam? (PdH no TEDx).


publicado em 24 de Maio de 2017, 00:00
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: