A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

[Desafio] Burpee, o exercício matador

Hoje desafio vocês numa das sequências de exercícios mais exigentes que conheço: Burpee.

Composto por 3 movimentos (agachamento, flexão de braços e salto vertical), o Burpee é um exercício bem difícil de realizar de maneira completa e correta.

Devido ao alto nível de dificuldade, antes de desafiá-los montei a sequência básica separadamente para todos se prepararem, lembram? Você teve um tempo mais que o suficiente para fazer bonito.

Agora veja o vídeo e aprenda antes de mandar bala:

Link YouTube | Reparem no desempenho vergonhoso do Gitti ao fim do vídeo ;-)

Variações do Burpee

Digo que o Burpee é de difícil execução porque nem todos conseguem fazer a flexão completa dos braços e principalmente o salto vertical com os braços bem estendidos no final. Sem isso não fica completamente errado, mas é exatamente a flexão completa e o salto vertical bem executados que separam os homens dos meninos.

Se você não consegue fazer completo, paciência, respeite seu corpo e evolua na medida em que for aumentando o condicionamento. Em vez de descer na flexão, pode ficar só parado na posição; em vez de saltar, pode apenas elevar as mãos para cima.

Castigo

No período escolar e durante as participações em escolinhas esportivas e equipes de treinamento, o Burpee era o pior dos exercícios que os treinadores poderiam passar. Não conheci um cidadão sequer que gostava de executá-lo.

Pra piorar a impressão que tínhamos, o maldito Burpee era sempre usado como castigo, tanto para a equipe que perdia alguma competição quanto para a turminha que só fazia palhaçada e atrapalhava alguma explicação do treinador. Tem como gostar de um exercício aplicado dessa forma?

Benefícios

Vários exercícios em um: o fato é que o Burpee é ótimo para melhorar o condicionamento físico de uma forma bem completa, exigindo principalmente os músculos das pernas (agachamento e jogar as pernas para trás e salto vertical), peito, abdômen, lombar, braços (flexão) e da resistência cardiorrespiratória (salto vertical e conjunto dos movimentos).

Aumento de força: por ser um exercício de alta intensidade para a maioria, não tenho dúvida que o Burpee fará você aumentar a força muscular, principalmente nos grupos musculares mais exigidos. Com a prática constante desse exercício, vai perceber o aumento da força com a possibilidade de executar um maior número de repetições por série. Sem falar em mais definição muscular e estética.

Emagrecimento: a alta intensidade exigida na execução do Burpee proporcionará trabalho intenso dos músculos do corpo inteiro, utilização de grande quantidade de energia e aumento da frequência cardíaca, assim como mostro no vídeo. A manutenção da frequência cardíaca numa intensidade entre moderada e alta é bastante favorável à perda de gordura e consequentemente de peso.

Flying Burpee: em vez de apenas pular reto, olha o que esses caras fazem!

Sem tempo para malhar?

Pra quem insiste em dizer que não faz exercício porque não tem tempo pra ir à academia devido ao trabalho, faculdade, escola, filho, e pra quem não tem dinheiro pra pagar a mensalidade da academia, esse é mais um exercício da série “Pra fazer em casa”. Em poucos minutos você pode fazer um aquecimento rápido e começar a suar no Burpee.

Além disso, não é necessário nenhum equipamento adicional, amigo para ajudar na execução e nem se deslocar para um lugar específico. Apenas seu corpo e um chão. Pode fazer na sala, sacada do apartamento, quarto do hotel, quintal da casa ou até mesmo no banheiro da firma (já que não tem tempo pra fazer em outro lugar, fazer o quê?).

Desafio do Dr. Fitness: quantos Burpees você consegue?

O desafio foi lançado no vídeo: fazer 10 repetições. Mas existem outras formas para fazer uma pequena competição com os amigos.


  • Descendente: comece fazendo 10 Burpees, descanse, faça 9, depois 8... e assim por diante até chegar a 1. Anote em quanto tempo conseguiu o feito.

  • 2 minutos: acione o cronômetro e faça o maior número de Burpees que conseguir em 2 minutos.

E você, já conhecia o Burpee? Quantos conseguiu fazer? Conte nos comentários sua experiência e o máximo de repetições que conseguiu fazer.

Se tiver alguma dúvida poste aqui ou envie para drfitness@papodehomem.com.br


publicado em 26 de Julho de 2010, 02:51
Aac4aa4e0dff44264d36036023539294?s=130

Fábio Bergamo

É personal trainer e mestre em educação física pela USP. Põe a culpa nos amigos e mulheres por não conseguir treinar para o triathlon que sonha em fazer. Responde por @fbergamo no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura