Descoberto gene da infertilidade masculina

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Apesar de ser a causa em cerca de 50% dos casos de  casais que não conseguem engravidar, a infertilidade masculina sempre foi de difícil entendimento no mundo da medicina. Ainda não foram encontradas explicações para a maioria dos casos.

Entretanto, um grupo de cientistas franceses e britânicos está mais perto de descobrir a origem do problema. De acordo com estudo publicado esta semana no American Journal of Human Genetics, uma mutação genética pode ser o que impede que homens tenham filhos.

Qualquer leigo sabe descrever esse momento, mas os cientistas ainda não entendem por que ele às vezes não acontece.

Os autores afirmam na pesquisa que mutações no gene NR5A1 foram encontradas no DNA de uma pequena porcentagem de homens estéreis. Segundo os cientistas, problemas nesse mesmo gene já haviam sido ligados à má formação de testículos em outros estudos.

O que leva o grupo a acreditar que a causa seja genética é o fato de que a infertilidade masculina é aparentemente mais comum em certas famílias. Com o estudo, eles concluíram que aproximadamente 4% dos casos de infertilidade masculina se devem a problemas no gene NR5A1.

Sobre os outros 96% dos casos, ainda ficam dúvidas. Tudo isso, no entanto, já é um bom começo.

Fonte: BBC.


publicado em 02 de Outubro de 2010, 07:21
E4c14111fbfb81a75b22984e3520ada9?s=130

Thiago Rocha Kiwi

É nosso correspondente em Londres. Jornalista, nascido e criado na selva paulistana, gosta das oportunidades desafiadoras. Apaixonado por informação e conhecimento, enxerga o trabalho como uma forma de evolução e a internet como revolução. No Twitter, @thiagokiwi.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: