Dissecando a Hora do Planeta

Ontem, das 20h30 às 21h30, aconteceu a Hora do Planeta, como divulgado e apoiado aqui no PdH. O nosso QG participou, com luzes apagadas.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Ontem, das 20h30 às 21h30, aconteceu a Hora do Planeta, como divulgado e apoiado aqui no PdH.

O nosso QG participou, com luzes apagadas. A ação teve alcance global, com adesão gigantesca, mas também foi alvo de duras críticas. O que mais me impressionou no entanto é o modo como o "coletivo" assumiu posições limitadas dentro da discussão proposta. Até onde percebo, o WWF tem plena ciência de que a Hora do Planeta não vai salvar ou mudar o mundo da noite pro dia. Eles têm como alvo espalhar uma mensagem, provocar as pessoas, quebrar a inércia, a estagnação geral. Nas palavras deles:

"A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global."

Ontem deixei o site search.twitter monitorando a repercussão das seguintes tags:

#planeta, das 20:45 até as 6:00 am. 1329 twittadas registradas.

#earthhour, das 20:54 até as 6:00 am. 6905 twittadas registradas.

Eu trabalho com buzz marketing, social media. Os números acima são fantásticos, isso é inegável. E não estou considerando repercussão em blogs, fóruns, orkut, facebook. Isso é apenas um raio-x pontual. Compartilho também as posições básicas que observei:

O crítico ácido:

image
image
image

O apoiador:

image

O aleatório:

image

O lúcido - na minha opinião, claro:

image

Os apoiadores institucionais (apenas alguns que localizei):

submarino-preto
yahoo-preto
torres-gemeas
torres-gemeas-apagadas
As torres gêmeas da Malásia. Elas nunca se apagam.

link vídeo

Mais informações sobre a repercussão:

Flickr Earth Hour Global 2009

Twitter Earth Hour

Twitter Hora do Planeta

Fato peculiar. O mais críticos eram justamente os mais conectados, jovens, hypes, espertos. Me corrijam se estiver errado, mas tenho uma forte impressão de que o retrato da juventude produtiva brasileira de hoje - estou falando da turma que saiu da faculdade e já faz o seu $$$ - é um tremendo bundão, cético, hedonista, indolente, inseguro, maria-vai-com-as-outras.

Opiniões?


publicado em 29 de Março de 2009, 17:34
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: