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Dores nas mãos e braços: exercícios para diminuir as lesões do uso prolongado de computadores, celulares e videogames

Um vídeo com instruções simples e bem importantes de movimentos que podemos fazer para evitar dores nas mãos, dedos e braços

Eu trabalhei em banco por anos. Empresa colossal, milhares de funcionários, contas e mais contas de como diminuir custos não deixando gente sair de licença por conta de lesões ou surtos. Claro que não é bem estar do colaborador, mas grana. 

Desabafo feito, sempre tive, lá na época do banco, exercícios laborais com profissionais que mostravam ergonomia nas cadeiras e mesas, posturas, comportamentos, dicas. Tinham também exercícios de alongamento e soltura de músculos para as árduas horas em frente ao computador.

Por esses dias eu estava dando uma chacoalhada nos braços e alguém aqui perguntou o que diabos eu estava fazendo e saquei que não é todo mundo que tem esse conhecimento. Coisa bobinha, mas que dá uma baita ajuda, principalmente médio e longo prazo, para não arrebentar de vez os membros superiores.

Já vi amigo reclamando até de formigamento no braço pelo uso contínuo do celular, dedo mindinho doendo de apoiar o aparelho, polegar cansado, a parte da palma da mão abaixo do polegar estafado. Sabe quando o músculo começa a arregar e falha?

Bom, esse vídeo aqui embaixo é bem bom. o Dr. Levi Harrison mostra uma série de exercícios para fortalecer e relaxar os dedos, mãos e braços. Esta demonstração em específico é voltada para gamers, pessoas que querem seguir uma carreira profissional como jogador de videogame, pessoas que jogam oito, dez horas por dia. Logo, são exercícios simples, mas bem completos para deixar tudo em ordem, para evitar lesões e melhorar movimentos.

Façam. De verdade.

1. Tire uma folga de 5 minutos a cada hora

Trabalhar oito horas por dia, mais o celular como recreação de jogos ou leituras. É muito tempo tensionando dedos, punhos, cotovelos. 

Cinco minutos de folga, em seis horas, dá meia hora de relaxamento. É uma ótima conta a se fazer. 

2. Água morna

Essa é mais pra quem está em um nível profissional bem crítico de movimentos das mãos, mas vale para alguma etapa mais corrida. Coloque as mãos em água morna por cinco minutos umas duas vezes ao dia e, lá dentro, mexa os dedos.

3. Exercite os dedos

No vídeo ele mostra os movimentos de abrir a mão, fazer um ângulo de 90 graus com os dedos, fechar só as falanges de cima e fechar a mão inteira. É uma série bem boa de movimentação e relaxamento dos dedos.

4. Alongue os dedos e cuide do polegar

Também no vídeo, uma série de alongamentos e movimentos para o polegar, que no caso do game (e dos smartphones), é bem importante. 

5. Chacoalhe as mãos

Apenas para relaxar mesmo, chacoalhe as mãos, deixe os dedos soltos. Faça isso por um minuto a cada três horas. Chacoalhe, deixe o sangue circular.

6. Punhos e cotovelo!

No vídeo ele mostra como esticar seu punho (para cima e para baixo), sempre mantendo o braço esticado para ajudar também a exercitar os cotovelos.

 

7. Massageie as suas mãos!

Com o polegar de uma mão, massageie a outra! Como no vídeo, massageie a palma, os dedos, cada dobra. 

 

* * *

Não deixem de fazer porque ajuda demais, auxilia bastante. E usar menos também, aquela coisa toda, praticar mais atividades físicas, fazer outros movimentos. 


publicado em 12 de Julho de 2015, 09:00
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Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


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