Dr. Drinks ensina a fazer Mojito (passo a passo em vídeo)

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Vocês já sabem fazer um drink indiano. Agora é hora de aprender a preparar uma bebida clássica cubana que existe há mais de cem anos na noite de Havana.

Se você não sabe dançar salsa, não se preocupe. Há um curso muito mais rápido para saber o que fazer quando as congas e os trompetes começarem a tocar.

Aprenda agora:

Origem do cocktail

O nome é um diminutivo de mojo, uma espécie de feitiço sexual para alguns povos africanos.

Reza a lenda que o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. O que dá credibilidade à lenda é o fato de ela ter sido contada nos bares cubanos por ninguém menos que o escritor Ernest Hemingway. Segundo o autor de O sol também se levanta, que passava seus dias em La Bodeguita del Medio, o almirante e aventureiro (e corsário nas horas vagas) inglês Francis Drake, que era um grande apreciador do aroma de hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

Por volta de 1586, Drake desembarcou com sua trupe de piratas em Havana para uma tentativa (frustrada) de saquear o ouro do lugar. Como não tinha ouro, seu sócio e meio-irmão Richard resolveu tomar umas, pois o lugar oferecia diversas possibilidades. Numa dessas bebedeiras ele inventou um cocktail chamado "El Draque": aguardente misturada com açúcar, lima e hortelã.

Tal mistura já era usada com fins medicinais, mas nosso amigo Francis deu seu toque refinado trocando aguardente por rum, lima por limão, e adicionando uma quantidade generosa de club soda pra aliviar o calorão do Caribe. Estava criado o Mojito.

Existe também uma outra lenda diz que foram os escravos dos canaviais cubanos no século XIX que inventaram o Mojito, mas essa não tem muito glamour então não é tão aceita quanto a história dos Drakes.

Receita Dr. Drinks para um bom mojito

Ingredientes:

• 2 doses de rum (prefiro o ouro, mas a original é com branco)

• 2 limões

• 4 colheres (de café, pequenas) de açúcar

• 12 folhas de hortelã

• Club Soda


Modo de preparo:

1. Amassar a hortelã e o açúcar.

2. Cortar os limões em 8 gomos.

3. Espremer os gomos e adicioná-los ao preparo juntamente com o sumo.

4. Encher o copo com gelo quebrado.

5. Adicionar rum.

6. Completar com Club Soda.

7. Servir com canudo e/ou mexedor.

E aí? Pronto pra elevar o mojo da festa inteira?


publicado em 31 de Julho de 2009, 23:28
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: