Empatia, compaixão e generosidade no TED

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Já conversamos sobre o experimento radical de empatia de Sam Harris e agora podemos seguir o papo em cima de 6 palestras sobre empatia, compaixão e generosidade no TED.

Minha sugestão: vamos liberar um pouco de tempo e deixar que eles dinamitem nossos mundinhos e coloquem nossos umbigos em perspectiva.

Sasha Dichter sobre seu experimento de generosidade

O cara passou um mês dizendo "Sim" a todo pedido de ajuda que recebeu. O Fabio Rodrigues convidou o Luciano Ribeiro a fazer mesmo, relatar na Cabana e depois publicar um texto sobre o experimento brasileiro aqui no PapodeHomem. Vamos ver se ele vai topar.

Link TED

Jeremy Rifkin sobre a civilização empática

Link TED

Uma verdadeira aula sobre empatia e sobre o ponto em que estamos como humanidade.

Joan Halifax para as mulheres

Link TED

Joan Halifax trabalha ajudando as pessoas a morrerem melhor. Nessa palestra do TED Woman, ela fala só para mulheres.

Me lembrei de uma frase do Mahabharata, o grande épico indiano: "Qual é a coisa mais assombrosa do mundo, Yudhisthira?" E Yudhisthira respondeu, "A coisa mais assombrosa do mundo é que ao redor de nós as pessoas podem estar morrendo e não percebemos que isso pode acontecer conosco."

Robert Thurman sobre a compaixão

Link TED 

Esse é o caminho. Você pega qualquer ser que seja estranho a você, e tenta ver como eles podem lhe ser familiares. Você continua fazendo isso até realmente sentir isso. Sentir a familiaridade em todos os seres. Ninguém parece estranho. Eles não são "outros". Você reduz o sentimento de estranheza das pessoas.

Robert Wright sobre a evolução da compaixão

Link TED

Se existe uma coisa que eu posso encorajar todos a fazerem, políticos, líderes religiosos, e nós, seria o que eu chamo de expandir a imaginação moral. Isso quer dizer que sua habilidade de colocar-se no lugar de pessoas em circunstâncias muito diferentes. Isso não é o mesmo que compaixão, mas isso conduz à compaixão.

Robert Thurman quebrando tudo

Confie em mim. Passe pelos quatro minutos iniciais, ignore o que não entender ou discordar, e chegará em uma das falas mais brilhantes que eu já vi. Para quem não sabe, Bob Thurman é um dos maiores acadêmicos do budismo, foi aluno de Sua Santidade o Dalai Lama e é pai da bela Uma Thurman.

Link TED

O Dalai Lama sempre gosta de dizer -- ele diz que quando você deixa nascer em sua mente a idéia de compaixão, é porque você percebe que você mesmo e suas dores e prazeres são um teatro muito pequeno para sua inteligência. É realmente muito monótono se sentir assim ou assado, ou como seja, você sabe – e quanto mais você foca em como você se sente, diga-se de passagem, pior fica.

Então você decide, bem, estou cansado de mim mesmo. Vou pensar em como outras pessoas podem estar felizes.

Quer colocar isso em prática?

Para quem está cansado de apenas ler, entender e compartilhar sabedorias que não sabemos como praticar, criamos o lugar: um espaço online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação.

veja como entrar e participar →


publicado em 02 de Outubro de 2011, 10:05
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: