Entre early adopters, 3D e pirotecnias

O Mundo 3D chegou. Para a indústria da mídia, claro. Nós já habitamos nele há uns bons milhares de anos. Ao final desse artigo, tenho uma surpresa da Sony a compartilhar. Mas antes disso quero abrir uma discussão coerente sobre o tema.

O boom disparado por Avatar não foi o começo da história, apenas disparou um nível absurdamente mais imersivo da tecnologia. Naturalmente, se questiona o quanto disso seria um suposto exagero promovido pelos pirotécnicos do marketing. Não preciso me desdobrar em argumentos para explicar os fatos. O que todos vocês já viram no cinema é possível na TV, seja com filmes, programação regular - vide o programa Pânico, que já é transmitido em 3D pela RedeTv - ou games. A tecnologia, mesmo que poderosa, é incipiente. Os early adopters pagam mais por serem os primeiros a experimentar, oras. Ou não se lembram da chegada dos DVDs? Era o "videocassete de rico". Essa é a realidade, agora vamos conhecer um pouco da história.

A década de 50 viveu o primeiro frenesi do 3D, acredito. O filme Bwana Devil alardeava ser o primeiro a usar essa tecnologia mágica, ainda que o grande pioneiro tenha sido o filme mudo The Power of Love, de 1922(!!!) - não confundam com o famoso hit de mesmo nome. O método usado se baseava nos famosos óculos de papel celofane. O método atual usa o mesmo princípio, mas separa ângulos de luz no lugar de separar cores. O processo exige mais de nosso cérebro e não é incomum relatos de espectadores com dor de cabeça ou fadiga nos olhos.

Chupa essa manga, Avatar. 3D 50 anos atrás.

Interessados numa explicação mais visual devem acessar esse excelente infográfico, útil esclarecimento sobre:


  • o 3D antigo usado nos cinemas

  • o 3D atual usado nos cinemas

  • a TV 3D com óculos

  • a TV 3D sem óculos - sim, ela existe

Agora estamos razoalvemente versados nesse universo - traduzindo, aptos a dar bordoadas nos leigos em discussões de bar. Portanto, vamos à tal surpresa.

Oferecimento: TV Sony BRAVIA 3D

Mas uma coisa é ler sobre, clicar em infográficos e ir ao cinema. Outra bem diferente é sentar o traseiro em frente a um televisor capaz de entregar excelência em três dimensões na sala de estar da sua casa enquanto uma partida casual de strip poker rola no cômodo adjacente.

A linha BRAVIA, famosa por comerciais como o premiado Paint, retorna munida do Mundo 3D. Clique aqui ou na imagem abaixo para entender a mensagem em uma intervenção fodástica.

Clique na imagem acima e aperte os cintos, campeão.

Se você não vai ao 3D, a Sony traz ele.

Para conhecer mais, recomendo conhecer:

--

artigo-patrocinado
ps.: esse artigo entrou em substituição ao anterior "Batalha de helicópteros em 3D no YouTube", que não se adequava a nossa política de relação com a publicidade.


publicado em 24 de Dezembro de 2010, 08:19
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura