Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Entrevista com Fernando Borba, criador do MundoHomem

A Papo de Homem não é única novidade que surgiu para os homens na internet recentemente. Uma loja de produtos exclusivos para o segmento masculino está despontando. E não estou falando de bolas de futebol ou potes de suplementação com sabor de cereja.

Se você tem curiosidade sobre como montar um negócio online ou deseja conhecer novos produtos para adicionar à sua lista do próximo Natal, vai curtir essa entrevista que fizemos com Fernando Emmanoel Borba, criador do site MundoHomem.

geral 015

O cara é empreendedor e ainda consegue escapar do caos aéreo. Palmas.

Papo de Homem: Fernando, nos conte um pouco da sua história, qual sua formação, em qual área trabalha?

Fernando: Nasci em Chapecó, Santa Catarina e quanto eu tinha cinco anos de idade meu pai começou um circuito de transferências para fazer carreira no Banco do Brasil. Primeiro, foi transferido para Maranhão, uma cidade com 30 mil habitantes chamada Pinheiros.

Ficamos dois anos e mudamos novamente, desta vez para Nobres no Mato Grosso, cidade com também 30 mil habitantes. Do Mato Grosso mudamos para Florianópolis. Eu já tinha 10 anos e então me formei em Ciências da Computação pela UFSC.

Recebi uma oferta de trabalho interessante, e então me mudei para Curitiba, onde fiz o MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas de Curitiba-PR. Hoje com 28 anos, sou consultor ABAP, escrevi um livro técnico recentemente sobre AJAX (sigla para Asynchronous JavaScript and XML), lançado em Novembro de 2006 pela Editora Érica.

Papo de Homem: Qual foi sua motivação para criar o MundoHomem?

Fernando: Eu lia a Men’s Health desde a versão americana, a revista Esquire também. E as matérias destas revistas mostravam produtos incríveis com ações específicas, como remover acne, controlar oleosidade, cremes anti-irritação para o pós-barba e uma infinidade de outros produtos.

Schick Quattro
, existe um mundo além do Gilette Mach 3
schick-quattro

E eu não tinha como comprar esses produtos, na verdade, sempre fui vaidoso. Sempre procurava ter o que existia de melhor. E acredito que, assim como eu, devem existir outros homens que queiram também usar esses produtos.

Então resolvi criar uma loja que centralizasse os tratamentos estéticos dedicado aos homens. Desde a eliminação da caspa até o creme mais moderno que elimina o brilho excessivo da testa, por exemplo.

Papo de Homem: Como foi o planejamento do site, em termos de tempo, pessoas e capital investido? Quanto tempo levou da idéia até o lançamento? 

Fernando: Confesso que eu achei que seria mais fácil. São inúmeros detalhes importantes, desde o layout do site até o relacionamento com clientes e fornecedores. De fato, entre o planejamento e a abertura da loja foram 5 meses de trabalho.

Pós-Barba da L'oréal, perfeito pra quem fica com aquelas perebas pós-barba horrorosas
loreal-pos-barba

O layout nós mudamos 3 vezes. Os fornecedores são muito reticentes em relação ao comércio “ponto-com”. Acredite, isso para eles ainda é algo muito novo e não sabem como lidar. Nossa equipe é bem enxuta. Somos uma equipe de 3 pessoas: Dalton Gonçalvez, que cuida do design, a Giovana Logullo que trabalha principalmente com a Central de Atendimento MundoHomem e eu que trabalho na parte de marketing e outras áreas administrativas.

Por trás das cortinas, está o software de e-commerce da Rumo Informática, o FastCommerce que se encontra na versão 4.2 e é constantemente aperfeiçoado. Isto é uma segurança para nós e também para os nossos clientes.

Papo de Homem: Homem quando senta no bar com os amigos não perdoa e deixa o estereótipo de machão tomar conta mesmo. Seus amigos pegam no seu pé por usar os produtos que vende no MundoHomem?

Fernando: (risos) Sim, mas mesmo sem ter a loja eles já tiravam sarro e eu também. A gente é assim mesmo não é. No entanto, agora eles já perguntam algumas indicações de produtos para problemas comuns como caspa, queda de cabelo, rugas na região dos olhos.

Aparador de Pêlos do Nariz
, mais útil do que imagina
aparador-nariz

No site nós incluímos artigos e dicas sobre esses e outros tratamentos. Dependendo da nível do problema ou da sensibilidade da pele, é indicado fazer uma consulta com um dermatologista.

Papo de Homem: Quais são suas metas para o site?

Fernando: Minha intenção é que o site não seja apenas uma loja, mas um ponto de pessoas que tem os mesmos interesses. Outra meta, é estar oferecendo sempre os produtos certos para cada tipo de pele ou cabelo.

Por isso nos preocupamos em dar o máximo de informações na descrição de cada produto. E dependendo do nível de sucesso da Loja tenho planos de lançar produtos cosméticos exclusivos para homens com a marca MundoHomem e quem sabe um dia ter uma franquia com pontos comerciais em shoppings.

Papo de Homem: Qual dos produtos no site você recomendaria para um sujeito-padrão fazer sua primeira compra?

Fernando: Boa pergunta. Eu diria que depende... qual o problema que mais chateia esse cliente?

Ele tem acne? Então indicaria o sabonete líquido Oil-free Acne Wash da Neutrogena.

Ele tem barba dura e pele sensível que fica vermelha depois do barbear? Indicaria o barbeador com 4 lâminas da Schick e o after shave Confort Max Anti-Irritation da L’oréal men’s expert.

Ele tem cabelo oleoso? O Phyto Shampoo da Dermatus, é excelente. Com propriedades refrescantes e auxilia no controle da oleosidade.

Ah! Mas tem um produto que vale para todos. Essa dica todas as namoradas vão me agradecer. Elas podem até não falar abertamente, mas mulher morre de nojo de pelos saindo para fora do nariz ou ouvido. Use o “Aparador de pêlos do nariz NE6T Titanium” a bateria. Na boa, enfie lá dentro uma vez por semana. Adeus, feiúra.

Papo de Homem: Indica algum site bacana para os leitores da Papo de Homem?

Fernando: Se a entrevista não fosse para vocês, indicaria o próprio PapodeHomem. Vocês estão de parabéns, espero que um dia o MundoHomem tenha o mesmo nível de serviço. Mas vou indicar alguns que acho bem interessantes:

http://www.esquire.com/ - Site da Revista Esquire, não perca a seção Women We Love...

http://www.about.com/style/ - O Site About é uma grande fonte de informação e nesta seção de Style você pode encontrar inúmeros artigos sobre estilo com tendências de roupa, acessórios e dicas para os caras que querem estar sempre um nível acima em termos de estilo e beleza.

Papo de Homem: Foi um prazer conversar contigo, Fernando. Grande abraço e sucesso em seu empreendimento!

NOTA: Essa foi uma entrevista paga. No entanto, não houve interferência do Fernando na montagem das perguntas, que tiveram todas as respostas publicadas na íntegra.

Caso tenha interesse em ter seu produto ou serviço anunciado na Papo de Homem e ganhar exposição para um público segmentado de grande qualidade, entre em contato conosco pelo e-mail gnv.bhz@gmail.com para conversarmos sobre nossas possibilidades de propaganda.


publicado em 13 de Julho de 2007, 12:48
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura