Uma conversa em vídeo sobre equilíbrio emocional, com Eve Ekman

Como podemos nos alfabetizar emocionalmente, sofrer menos e cultivar mais equilíbrio em nosso cotidiano?

Em outubro do ano passado viajei por cinco semanas, ficando totalmente desconectado da web e do restante do mundo, para realizar uma formação que me permitisse oferecer o programa Cultivating Emotional Balance (CEB, ou, em tradução livre, Cultivando Equilíbrio Emocional).

 

Lá tive dois professores: Alan Wallace, um dos mais hábeis meditantes no ocidente; e Eve Ekman, uma pós-doutora, meditante, surfista e pesquisadora de regulação emocional no UCSF’s Osher Center for Integrative Medicine.

Ambos oferecem treinamento de formação em vários países para professores do programa Cultivating Emotional Balance, criado por Paul Ekman e Alan Wallace a pedido do Dalai Lama. 

Poucos processos me tocaram tanto ao longo de minha vida.

Gravamos 1h de conversa ao vivo com a Eve ontem — alguns de vocês acompanharam conosco. Ela falou de sua casa, em São Francisco, na California (EUA). A tradução foi da querida Jeanne Pilli (também professora do programa Cultivando o Equilíbrio Emocional) e a Polliana Zocche fez a mediação das perguntas no chat. 

Isso é ouro, pessoal

A organização foi feita pel'o lugar, do qual sou um dos fundadores.

A própria visão editorial do PapodeHomem, que temos chamado de jornalismo compassivo, tem como um de seus eixos as inteligências por trás do CEB. Os mais atentos aos nossos bastidores já sabem disso.

Sobre o que foi essa conversa

As emoções regulam e colorem a nossa vida cotidiana, as relações, vontades, opiniões, decisões e toda a nossa visão de mundo. Mas incrivelmente nós ainda as ignoramos.

O que são as emoções? Por que temos raiva, depressão, ansiedade, inveja e todo tipo de aflição? Como cultivar equilíbrio emocional e uma felicidade mais genuína? 

Esse foi o foco da palestra e do bate-papo em seguida.

A conversa, na íntegra

 

 

Acompanhe as próximas em: youtube.com/olugar

Divulgue em sua rede social e avise as pessoas que podem se beneficiar.

Para colocar em prática e dar continuidade

Podemos nos relacionar com palestras isoladas ou podemos nos aproximar de comunidades que estão se dedicando a colocar em prática os processos que já entendemos na teoria. 

Além dos cursos oferecidos por Eve Ekman e Alan Wallace, aqui no Brasil há cursos presenciais do programa "Cultivating Emotional Balance". Veja a agenda nesses dois sites: cebbrasil.com e sukha.net.br (da Jeanne Pilli). 

Não importa qual seja o seu caminho, recomendo muito que conheçam o lugar, um espaço online para estimular práticas de equilíbro, clareza e compaixão em meio à vida cotidiana. Lá vão encontrar uma prática por semana. Todos os participantes da comunidade praticam juntos. 

Rede e continuidade. Duas das chaves pra transformação, creio.

Foi um prazer encontrar alguns de vocês na palestra online de hoje com a Eve. Nos vemos mais tarde, aqui pelo PdH, e também no fórum e nos encontros d'o lugar.

Um grande abraço!


publicado em 07 de Fevereiro de 2017, 20:17
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura