A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

O que diabos é estar engajado | Vale seu tempo #4

Estar engajado é como você provavelmente não está mais nesse final de dia, caso esteja trabalhando desde as oito da manhã. A exaustão emocional acoplada ao peso da pressão por realizar mais do que se acredita dar conta com os pingos de energia que ainda restam gera um stress devastador, dificultando nos conectarmos às tarefas.

No entanto, o stress pode ser benéfico. Por meio dele podemos alcançar o "estado de fluir", explicado pelo professor e pesquisador Pedro Calabrez:

Link YouTube

Atenção recobrada? É hora de nossa curadoria semanal.

O que valeu nosso tempo:

→ Gustavo Gitti recomenda o novo livro de Andre Dahmer, que ele considera não só um dos maiores artistas do Brasil, mas de toda essa geração online. Além de reunir diversas tirinhas que você já deve ter encontrado por aí, Vida e obra de Terêncio Horto parece também servir — usando a figura de um escritor frustrado — como uma crítica a um modo precário, autocentrado e cada vez mais comum de (tentar) fazer arte.

→ Eduardo Amuri recomenda o texto "Você tem 16 anos, você é um pedófilo, você nao quer machucar ninguém. O que fazer?" (em inglês. Artigo longo, muito bem editado, contando o drama de um cara que se percebe pedófilo e relata sua batalha para conter os próprios impulsos e seguir a vida. Maravilhosamente ilustrado, vale ler em tela cheia.

→ Alex Castro recomenda o artigo "Quem lucra mais combinando felicidade e saúde?". Ele diz rigorosamente as mesmas coisas que o "Prisão felicidade", mas vendo o horror de forma positiva, esse texto publicitário apresenta e celebra as muitas maneiras através das quais a publicidade coopta nossa busca ensandecida por felicidade para nos vender mais e mais produtos inúteis.

→ Jader Pires  recomenda do playlist "How to tell a story" (Como contar uma história), feito pelo TED, com conversas incríveis sobre storytelling.

O primeiro vídeo já é imperdível, com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie falando sobre os perigos da história única, a exemplo do imaginário apenas de miséria da África. O papo continua com Isabel Allende, Andrew Stanton (Toy Story, Wall-E), JJ Abrams (Lost, a nova trilogia de Star Wars), Elif Shakaf e Scott McCloud.

→ Felipe Franco recomenda o blog da artista canadense Ruth Oosterman. Lá ela iniciou uma série chamada Through a Child’s Eyes, na qual transforma os rabiscos indecifráveis da filha em ótimas ilustrações, e aproveita para postar em seu canal do youtube o processo.

"O engraçado, para mim pelo menos, foi lembrar que na minha infância meu pai em momentos de tédio fazia o mesmo, só que no papel inverso. Ele rabiscava e eu desenhava.", ele disse.

→ Rodrigo Cambiaghi recomenda o texto "Precisamos falar sobre o Justin Bieber", sobre como a internet contribuiu para ele ter se tornado o que é hoje.

→ Luiza do Castro recomenda Se eu pudesse passar algo que vale muito a pena ver seria o vídeo da Tenzin mesmo. Como fui eu que editei o vídeo dela (e é um processo engraçado pois vc passa tanto tempo com a imagem da pessoa que vc se sente "íntimo" dela de alguma maneira). Eu acho que poucas falas são tão matadoras quanto a dela, sabe? Me mudou bastante e acho q pode ajudar os outros a mudarem também. ;)

https://www.youtube.com/watch?v=gjV5zaGd0gA

Eu e Ismael dos Anjos recomendamos o Projeto Draft, site-movimento que reúne conteúdo sobre exemplos de inovação, empreendedorismo e pensamento disruptivo no Brasil. Aquela coleirinha pra quem quer pedir demissão, criar um negócio ou mudar de vida são constantes por lá.

A bola é sua, o que valeu seu tempo essa semana?

Deixe um único link nos comentários, com um breve contexto.

Vamos escolher um dos links sugeridos nos comentários para ser incluído em nossa newsletter semanal com o melhor do PapodeHomem, que sai toda terça às 9am. Essa newsletter é nossa curadoria com o que oferecemos de melhor por aqui e o que vimos de melhor em outros sites.

Vai nela também a melhor sugestão deixada por um leitor nos comentários desse artigo.

Caso deseje se juntar às mais de 35.500 pessoas que já assinam nossa newsletter – clique aqui pra ver como foi a última edição –, basta deixar seu email:


Quero receber a newsletter do PapodeHomem (inclui curadoria caprichada de conteúdo que não é nosso)












Sexo





/ ( dd / mm / yyyy )






* * *

“Vale seu tempo” é nossa série colaborativa de ativismo contra o consumo indiscriminado de conteúdo e a sobrecarga de informação de baixa qualidade que assola nossos dias. Para entender mais da visão por trás, venha aqui.


publicado em 05 de Setembro de 2014, 18:13
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura