Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Excesso de peso hoje pode te custar duas Copas amanhã

Um dos estudos mais completos sobre obesidade em homens, realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de Copenhagen na Dinamarca, constatou aquilo que você não queria que fosse verdade: a obesidade pode custar oito anos de sua vida, em média.

A intenção da pesquisa era verificar se a obesidade no início da vida adulta pode afetar a mortalidade.

A base usada foi o IMC (Índice de Massa Corporal) de 5 mil homens entre 20 a 80 anos e os parâmetros foram ajustados para eliminar qualquer influência sobre os resultados, como o ano de nascimento, educação e tabagismo. Constatou-se que em qualquer faixa etária, um homem obeso teve duas vezes mais probabilidade de morrer mais cedo que um homem que não era obeso, e que a obesidade aos 20 anos parece ser "persistente" até 60 anos mais tarde. Dos sobreviventes aos 70 anos, cerca de 70% não tinham sido obesos aos 20 anos. Para confirmar a relevância da pesquisa, a pesquisadora responsável pelo estudo, Esther Zimmermann, repetiu os estudos com os suecos e obteve resultados equivalentes.

Ou seja, não cuidar da sua saúde hoje pode adiantar aquele encontro com seus ancestrais.

Caso você precise de um incentivo, aí vai: um estudo realizado por endocrinologistas na Universidade de Buffalo divulgado há três meses atrás mostrou que 40% dos homens obesos pesquisados apresentaram níveis baixos de testosterona. Se o IMC subiu, os níveis de testosterona caíram.

Marge leu este artigo e proibiu o bacon.

Nunca é tarde demais para fazer mudanças saudáveis. Se você não quer perder a chance de acompanhar seus netos torcendo pela Seleção, que tal começar a seguir os conselhos do Dr. Fitness?


publicado em 06 de Agosto de 2010, 11:01
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura